Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

New Shepard: o foguete de Jeff Bezos testa a tecnologia de pouso na Lua

Foguete construído pela empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, testou a tecnologia projetada para levar os humanos à lua em 2024.

Escrito por Daiane Jardim
Publicado em
Atualizado em
New Shepard
Imagem: Reprodução / Blue Origin

O impulsionador New Shepard, desenvolvido pela Blue Origin, pode pousar verticalmente no solo após retornar do espaço.

O foguete construído pela empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, testou a tecnologia projetada para levar humanos à lua em 2024.

O foguete carregava sensores, um computador e um software projetado para ajudar os veículos espaciais a realizar pousos de precisão em outros corpos planetários.

Assim, a Nasa quer ver como ele funciona aqui na Terra antes de enviar à lua.

O lançamento de teste de terça-feira (13) foi o sétimo para o veículo New Shepard da Blue Origin, que é projetado para transportar turistas espaciais em viagens “suborbitais” curtas.

NASA Technology on X (formerly Twitter): “Congratulations to @blueorigin on another successful #NewShepard mission, completing the first integrated test of our precision landing technologies. Our engineers look forward to analyzing the data and preparing for the next flight!Rewatch the launch: https://t.co/lEM9jyKPim pic.twitter.com/I1XWtna2pf / X”

Congratulations to @blueorigin on another successful #NewShepard mission, completing the first integrated test of our precision landing technologies. Our engineers look forward to analyzing the data and preparing for the next flight!Rewatch the launch: https://t.co/lEM9jyKPim pic.twitter.com/I1XWtna2pf

New Shepard

Eventualmente, a nave levará os passageiros até cerca de 100 km acima da Terra, permitindo-lhes experimentar a microgravidade. Dessa forma, eles serão carregados em uma cápsula da tripulação feita no topo da New Shepard.

Esta cápsula pressurizada apresenta as maiores janelas já enviadas ao espaço, de acordo com a empresa.  Assim, depois de chegar ao espaço, a cápsula se separa do impulsionador e ambos os veículos caem na Terra.

Durante o teste de terça-feira, a cápsula caiu suavemente de paraquedas, enquanto o foguete realizava uma aterrissagem perfeita.

“O vôo de hoje foi inspirador. Usar o New Shepard para simular o pouso na Lua é um precursor empolgante do que o programa Artemis trará para a América”, disse Bob Smith, executivo-chefe da Blue Origin.

 

Blue Origin

A Blue Origin faz parte de uma equipe que ganhou um contrato com a Nasa para começar a desenvolver uma sonda capaz de retornar humanos à superfície lunar pela primeira vez desde 1972.

Sob seu programa Artemis, a Nasa planeja enviar um homem e uma mulher ao Pólo Sul lunar. Mas isso seria apenas um passo inicial em um plano maior para estabelecer uma presença de longo prazo na lua.

Redatora, professora e escritora.