Nokia e Nasa fecham contrato para colocar rede 4G na lua

A Nokia fechou um contrato de 14,1 milhões de dólares com a Nasa para levar aos astronautas a primeira rede de celular na lua. 

A Nokia vai implementar rede 4G na lua. A empresa fechou um contrato de 14,1 milhões de dólares com a Nasa para levar aos astronautas a primeira rede de celular na lua. 

A agência espacial divulgou a informação na última semana.

A empresa de telefonia celular lançará uma rede 4G / LTE antes de eventualmente atualizar o sistema para a mais recente tecnologia de 5G, de acordo com seu braço de inovação Bell Labs.

Os recursos de dados celulares na lua ajudarão a controlar melhor os rovers lunares. Bem como streaming de vídeo de alta definição, disse a empresa. Isso poderia nos dar uma imagem muito melhor de astronautas caminhando na superfície lunar, por exemplo.

O Bell Labs disse que os astronautas usarão sua rede sem fio para navegação em tempo real sobre a geografia lunar. Já imaginou um Google Maps para a lua? Isso também poderia ser possível.

“Esta missão validará o futuro de outras implantações operacionais e o potencial de habitação humana na lua”, disse Bell Labs.

 

4g na lua
Imagem: reprodução / pixabay

Conexão 4G na lua

Mas levar o serviço de celular a novos patamares não foi uma tarefa fácil.

“A rede LTE de missão crítica que desenvolvemos foi especialmente feita para suportar as condições extremas de temperatura, radiação e vácuo do espaço. Bem como o impacto vibracional considerável durante o lançamento e pouso na superfície lunar”, disse a empresa.

A concessão da NASA foi parte dos U$ 370 milhões em contratos sob o programa “Tipping Point” da agência, que visa apoiar a pesquisa de uma série de tecnologias para melhorar a exploração espacial.

“Estamos entusiasmados em ver nossos investimentos e parcerias colaborativas trazendo novas tecnologias para a lua e além, ao mesmo tempo que beneficiam o setor comercial”, disse Jim Reuter, que é Administrador Associado da NASA para Tecnologia Espacial.

Fonte NY Post
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes