Nokia e Nasa fecham contrato para colocar rede 4G na lua

A Nokia fechou um contrato de 14,1 milhões de dólares com a Nasa para levar aos astronautas a primeira rede de celular na lua. 

A Nokia vai implementar rede 4G na lua. A empresa fechou um contrato de 14,1 milhões de dólares com a Nasa para levar aos astronautas a primeira rede de celular na lua. 

A agência espacial divulgou a informação na última semana.

A empresa de telefonia celular lançará uma rede 4G / LTE antes de eventualmente atualizar o sistema para a mais recente tecnologia de 5G, de acordo com seu braço de inovação Bell Labs.

Os recursos de dados celulares na lua ajudarão a controlar melhor os rovers lunares. Bem como streaming de vídeo de alta definição, disse a empresa. Isso poderia nos dar uma imagem muito melhor de astronautas caminhando na superfície lunar, por exemplo.

O Bell Labs disse que os astronautas usarão sua rede sem fio para navegação em tempo real sobre a geografia lunar. Já imaginou um Google Maps para a lua? Isso também poderia ser possível.

“Esta missão validará o futuro de outras implantações operacionais e o potencial de habitação humana na lua”, disse Bell Labs.

 

4g na lua
Imagem: reprodução / pixabay

Conexão 4G na lua

Mas levar o serviço de celular a novos patamares não foi uma tarefa fácil.

“A rede LTE de missão crítica que desenvolvemos foi especialmente feita para suportar as condições extremas de temperatura, radiação e vácuo do espaço. Bem como o impacto vibracional considerável durante o lançamento e pouso na superfície lunar”, disse a empresa.

A concessão da NASA foi parte dos U$ 370 milhões em contratos sob o programa “Tipping Point” da agência, que visa apoiar a pesquisa de uma série de tecnologias para melhorar a exploração espacial.

“Estamos entusiasmados em ver nossos investimentos e parcerias colaborativas trazendo novas tecnologias para a lua e além, ao mesmo tempo que beneficiam o setor comercial”, disse Jim Reuter, que é Administrador Associado da NASA para Tecnologia Espacial.

Fonte NY Post
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.