Verificação em duas etapas do WhatsApp: saiba como ativar

A autenticação de dois fatores é uma medida de segurança muito importante para evitar tentativas de fraudes. Saiba como esse recurso funciona no WhatsApp e aprenda a ativá-lo.

A verificação em duas etapas do WhatsApp é uma medida de segurança que, embora seja opcional, é muito recomendada. Através deste recurso, é possível evitar que outras pessoas acessem a sua conta no aplicativo, incluindo criminosos. No entanto, alguns usuários não sabem como esse recurso funciona ou até mesmo como ativá-lo. 

Para que serve a verificação em duas etapas do WhatsApp?

Verificação em duas etapas no whatsapp
(foto: pexels/reprodução)

Antes de qualquer coisa, é importante entender a lógica dessa função. Conforme classifica o próprio WhatsApp, trata-se de uma “camada de segurança adicional”. Através dessa medida, o usuário pode proteger a sua conta mesmo se informações de identificação, como número de telefone, vazarem.

Durante a ativação da verificação em duas etapas do WhatsApp, você terá que criar um PIN de 6 dígitos. Dessa forma, ao configurar o seu número em outro dispositivo, será preciso informar essa senha. Com isso, pessoas que tentarem invadir a sua conta terão mais dificuldade em atingir o objetivo.

PIN de verificação e código de registro

É importante esclarecer que a senha de verificação é diferente do código informado por SMS ou ligação telefônica. Isso porque o segundo é uma confirmação para registrar um número de telefone no WhatsApp.

Vale destacar que é possível receber esse código mesmo sem ter feito sua solicitação. Isso ocorre quando um usuário informa o seu número acidentalmente ou quando alguém tenta roubar a sua conta. Portanto, jamais informe esse número ou a sua senha —  para outras pessoas.

Como ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp?

Confira abaixo o passo a passo para ativar o recurso e deixar a sua conta no aplicativo ainda mais segura:

    Abra o WhatsApp; Toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”; Em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”; Toque em “Ativar” e crie uma senha de seis dígitos para a conta do WhatsApp; Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal); Informe um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código; Toque em “Avançar”  e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.

Para te ajudar a lembrar do PIN, o WhatsApp irá solicitar que você o digite de tempos em tempos. No entanto, não é possível desativar essa solicitação sem que a verificação em duas etapas também seja desativada.

Dicas de segurança

Ao informar o endereço de e-mail, evite usar o e-mail do trabalho ou de instituições de ensino. Visto que esse é o meio de recuperação do seu PIN, cadastre um endereço válido.

Por fim, caso você receba um e-mail supostamente do WhatsApp para desativar a verificação em duas etapas, fique atento. Se você não solicitou a desativação, outra pessoa pode estar tentando registrar o seu número no aplicativo e invalidar o seu PIN.

Por último, você pode desativar a função a qualquer momento, assim como mudar o PIN e o endereço de e-mail. Para tanto, basta repetir os passos do tutorial usando seu próprio celular. 

Fonte Tecnoblog WhatsApp Olhar Digital
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes