Redução da jornada e de salário muda regras para banco de horas e férias

Medida baixada pelo governo para evitar demissões durante a pandemia flexibiliza normas trabalhistas

Estão valendo, desde o fim de abril, duas medidas provisórias (MPs) relançadas pelo governo que permitem a redução da jornada e a suspensão dos contratos de trabalho. Não apenas isso. Contêm dispositivos que flexibilizam as regras trabalhistas, como mudanças no banco de horas e nas férias.

Banco de horas - Redução da jornada e salário

As empresas podem interromper suas atividades e elaborar, à margem de acordo com o sindicato da categoria, um regime especial de compensação de jornada, por meio de banco de horas, em favor do empregador ou do empregado. O novo regime será estabelecido por meio de acordo individual ou coletivo escrito, para a compensação no prazo de até 18 meses, contados da data de encerramento do período de 120 dias.

Antecipação de feriados

O empregador poder antecipar, pelo período de 120 dias, o gozo de feriados federais, estaduais, distritais e municipais, incluídos os religiosos. Existe a obrigatoriedade de notificar, por escrito ou por meio eletrônico, o grupo de empregados beneficiados, com antecedência de no mínimo 48 horas. Esses feriados podem ser usados para compensação do saldo em banco de horas.

Pagamento de férias e concessão de férias coletivas

O pagamento de férias, individuais ou coletivas, pode ser feito até o quinto dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias. O empregador pode conceder, a seu critério, durante o período de 120 dias, férias coletivas a todos os empregados ou a setores da empresa. O grupo de empregados beneficiados deverá ser notificado, por escrito ou meio eletrônico, com antecedência de no mínimo 48 horas. Será permitida a concessão por período superior a 30 dias.

As férias coletivas não poderão ser gozadas em períodos menores que cinco dias corridos. O adicional de um terço relativo às férias coletivas também pode ser pago após sua concessão, a critério do empregador, até a data em que é devido o pagamento do 13º salário.

Antecipação de férias individuais

As empresas poderão antecipar as férias de seus colaboradores, ainda que não tenham o período de 12 meses completos de trabalho. O empregador precisa notificar os trabalhadores com antecedência mínima de 48 horas, por escrito ou meio eletrônico, com a indicação do período de descanso. Também aqui as férias não podem ser concedidas em período inferior a cinco dias corridos. Empregador e trabalhador poderão negociar a antecipação de períodos futuros de férias por meio de acordo individual escrito.

O adicional de um terço relativo às férias concedidas poderá ser pago após usa concessão, a critério do empregador, até a data em que é devido o pagamento do 13º salário. A conversão de um terço do período das férias em abono pecuniário depende da concordância do empregador, hipótese em que o pagamento pode ser feito até a data que é devido o pagamento do 13º salário.

Relacionado: Pagamento de férias: veja o prazo e como funciona

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes