Ilha de Boipeba: melhores passeios no destino queridinho do momento

Saiba como chegar à Ilha de Boipeba, no sul da Bahia, e conheça melhor cada uma de suas praias

A Ilha de Boipeba é considerada uma das melhores praias da Bahia. E vem se consolidando como um dos destinos queridinhos do momento por seus cenários paradisíacos. Além disso, ainda não foi totalmente descoberta pelo turismo de massa, o que garante um pouco mais de tranquilidade.

Um ponto importante para saber sobre a Ilha de Boipeba é que lá não circulam carros. O acesso é feito de barco ou de avião. E, uma vez lá, a melhor forma de desbravar cada canto ao longo dos 20 km de extensão é com longas caminhadas à beira-mar. Mas para se deslocar dentro da ilha há também a opção dos quadritáxis (em quadriciclos) e passeios de lancha ou de caiaque.

É um lugar que tem um estilo mais rústico, mas com muito charme, resultando em uma mistura perfeita. Ideal para quem quer passar alguns dias relaxando,para quem gosta de natureza e de turismo sustentável.

Deu vontade de conhecer? Então acompanhe nossas dicas para saber o que fazer na Ilha de Boipeba.

Dicas da ilha de boipeba
Imagem: lindi (reprodução / pinterest)

Como chegar à Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba faz parte do Arquipélago de Tinharé, que fica no município de Cairu, localizado no sul do litoral da Bahia. É a mesma região da praia de Morro de São Paulo. O acesso não é muito simples, mas há diferentes formas de se chegar até o destino.

Para fazer a viagem de avião há basicamente três possibilidades:

  • Aeroporto de Valença, que é o mais próximo. E pegar uma lancha rápida para chegar a Boipeba.
  • Aeroporto de Salvador. Tomar uma balsa até Itaparica. Depois um ônibus até Valença e novamente lancha. Ou pegar táxi aéreo de Salvador a Boipeba.
  • Aeroporto de Ilhéus. Seguir por terra até Valença. E lancha para Boipeba.

Para quem vai de carro, a cidade de Valença deve ser o destino final. Ou, ainda, os vilarejos de Torrinha e da Graciosa. De todos eles saem as lanchas.

Ilha de boipeba dicas
Imagem: melhores destinos (reprodução / pinterest)

O que fazer na Ilha de Boipeba

Já na ilha, as possibilidades de passeios são muitos. Além do mar com águas clarinhas e transparentes, o destino conta com bons restaurantes. E tem algumas atividades de lazer que podem ser usufruídas pelos turistas. 

É difícil dizer quais são as melhores praias da Ilha de Boipeba, pois tudo vai depender do estilo de cada viajante e do que cada um está buscando. Há sete praias principais:

Praia da Boca da Barra

É a mais movimentada, pois fica nos arredores do povoado de Velha Boipeba. Assim, é a mais próxima da maioria das pousadas e restaurantes e tem fácil acesso. Nesta praia há o encontro do mar com o Rio do Inferno, o que faz com que as águas não sejam tão claras como em outros locais.

Praia do Tassimirim

Fácil de chegar a partir de uma caminhada saindo da Praia da Boca da Barra. O próprio trajeto já oferece algumas opções de lazer, com quiosques e restaurantes. Já na Praia do Tassimirim a água é mais clarinha, o mar bem calmo e um ambiente mais silencioso e tranquilo. Às vezes se formam piscinas naturais.

Praia da Cueira

Fica logo na sequência da Praia do Tassimirim, com acesso feito por uma trilha fácil. O mar tem tonalidade entre o verde e o azul e a praia conta com muitos coqueiros, que ajudam a compor o belo visual. Tem boa infraestrutura e, embora seja pouco frequentada, pode ter um movimento intenso em alguns horários, devido às lanchas que saem de Morro de São Paulo e param nos restaurantes. É considerada uma das mais praias mais bonitas da Ilha de Boipeba.

Praia de Moreré

Depois da Praia da cueira tem um rio e é preciso atravessá-lo para chegar à Praia da Cueira, o que é tranquilo de fazer na maré baixa. Outra opção é fazer o trajeto de trator ou quadritáxi. É uma praia mais deserta e com estilo mais rústico, mas com alguns quiosques e pousadas na área da Vila de Moreré. E também piscinas naturais.

Praia do Bainema

O trajeto da Vila de Moreré até esta praia passa por um túnel de flores e pelas tocas dos caranguejos, o que já proporciona um ótimo passeio. É uma trilha simples. Já na praia, há piscinas naturais e um ambiente mais calmo. Por outro lado, tem pouca infraestrutura.

Praia da Ponta dos Castelhanos

Mar calminho em tons de azul e verde, praia cercada por mangue e muitos coqueiros. E bancos de areia na maré baixa. É uma praia praticamente deserta, já mais distante do centrinho da vila. Mas boa pedida para quem gosta de lugares mais vazios.

Praia da Cova da Onça

É a última das praias e não tão bonita como as demais. Mas, como tem bons restaurantes à beira-mar, principalmente de frutos do mar, é bastante frequentada. Lá fica o Vilarejo de São Sebastião.

Praias na ilha de boipeba
Imagem: tai cruz (reprodução / pinterest)

Onde ficar na Ilha de Boipeba

O povoado de Velha Boipeba, na Praia da Boca da Barra, é o mais bem estruturado para receber turistas. Lá está a maioria das pousadas da Ilha de Boipeba, além de bons restaurantes. Outro ponto positivo é que tem um deslocamento fácil para as demais praias. E de lá saem os principais passeios da Ilha de Boipeba.

É um local simples e um de seus atrativos é a Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba, construída no século XVII pelos jesuítas. É o monumento histórico mais importante da ilha.

Nas vilas de Moreré e de São Sebastião também existem algumas opções de hospedagem, mas a estrutura é menor que em Velha Boipeba. Os preços também variam dependendo do estilo da hospedagem, que vai das pousadas mais simples às mais charmosas e com mais conforto. Com um bom planejamento, é possível economizar nas férias e não gastar muito.

Uma dica importante é que na ilha não há bancos e nem mesmo caixas eletrônicos. Embora a maioria dos estabelecimentos aceite cartões, é indicado levar algum dinheiro.

Imagem aérea de boipeba
Imagem: tipuana imagens aéreas (reprodução / pinterest)

Melhores passeios na Ilha de Boipeba

Além de conhecer as praias da Ilha de Boipeba, há outras opções de passeios. Um dos mais procurados é o passeio de lancha chamado “Volta à Ilha” que, como o próprio nome indica, faz um tour por toda a região. Ótimo para quem quer passar pelas praias em um único dia.

Outras opções são os passeios de caiaque pelos manguezais, o pôr do sol na beira do Rio do Inferno, os bares e restaurantes de Velha Boipeba, principalmente na Praça Santo Antônio.

Mas a melhor forma de conhecer Boipeba continua sendo caminhar pela areia, com calma, conhecendo uma praia diferente a cada dia e aproveitando o melhor que cada uma delas tem a oferecer!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes