Lençóis Maranhenses: tudo sobre o destino turístico da vez

As famosas lagoas de água doce do Maranhão se tornaram point de famosos e influencers.

É impossível não ficar com desejo de conhecer os Lençóis Maranhenses depois de ver inúmeras fotos da areia branca e lagoas de água doce que compõem esse oásis. Basta acessar o Instagram e ser bombardeado por imagens de famosos e influencers no destino turístico da vez.

Por isso, vamos falar tudo sobre esse point que se tornou tendência de viagem. Afinal, queremos te dar aquele empurrãozinho para você se programar e não passar mais vontade.

 

Lençóis Maranhenses: quando ir

Como chegar nas lagoas e dunas do maranhão
Upper class viagens (reprodução / instagram)

 

Cravado a 250 km da capital do Maranhão, São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares. Ele é um dos destinos mais procurados no estado por turistas brasileiros e estrangeiros. Aliás, vamos combinar que esse tesouro natural faz jus à fama, não é?

Isso porque em um mesmo lugar você tem a chance de conhecer as lagoas de água doce, as dunas, tomar um banho de mar e acompanhar a luz do sol que ilumina a areia proporcionando aquele cenário de cinema.

Porém, para você ter essa experiência única, anote a primeira dica: o parque tem uma época ideal para visitar que é entre junho e setembro. Assim, você não corre o risco de pegar o início das chuvas e nem o auge da seca, que transforma os Lençóis Maranhenses em paisagem de deserto.

 

Como chegar às lagoas de água doce

Paraiso parque nacional dos lencois maranhenses
Guilhermina guinle (reprodução / instagram)

 

Quem visita os Lençóis Maranhenses tem a opção de acessá-lo a partir de três localidades: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. É claro que os três acessos demandam trajetos diferentes, mas é em São Luís que a aventura começa para a maioria dos turistas.

Por São Luís

Por ser a capital, São Luís possui o Aeroporto Internacional que recebe voos diretos de diversas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Dessa forma é possível sair de São Luís para Barreirinhas, a principal cidade dos Lençóis Maranhenses, de transporte público coletivo direto.

 

Por Barreirinhas

O Aeroporto de Barreirinha recebe voos fretados de São Luís. Porém, você deve imaginar que o custo é bem mais alto.

Então, além do transporte coletivo, a alternativa é contratar vans direto no aeroporto da capital ou alugar um carro. O tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas.

 

Por Santo Amaro

Santo Amaro é outra cidade com fácil acesso aos Lençóis Maranhenses e está a 240 km de distância de São Luís. Por isso, o indicado é contratar um transfer particular saindo de São Luís ou alugar um carro 4x4, uma vez que o caminho segue por uma estrada de areia.

Ademais, pense bem antes de alugar um carro devido aos custos com a diária de estacionamento que podem pesar no bolso.

 

Por Atins

Aqui no DCI nós já falamos sobre a Praia de Atins, um paraíso deserto cuidado pelo povoado da região e perto das famosas lagoas de água doce. Nesse caso, a região é perfeita para quem deseja reunir uma vibe mais rústica e com estadias charmosas.

O acesso para o vilarejo é feito a partir de Barreirinha de 4x4 ou lancha. Mas a opção mais rápida e na qual você pode procurar os melhores preços é de lancha.

 

Lençóis Maranhenses: onde se hospedar

Oasis de dunas e lagoas de agua doce maranhao
Whindersson nunes (reprodução / instagram)

Agora que você já entendeu como chegar às desejadas lagoas de água doce, uma das partes mais importantes dessa viagem é escolher o local de hospedagem. A seguir vamos apresentar algumas opções.

Hospedagem em Barreirinhas

 

Com certeza é a cidade mais famosa e que tem a melhor oferta de hotéis e restaurantes. Ao passo que é o local mais aconselhável para quem curte também uma orla animada. O conselho é se hospedar mais próximo ao centro, perto da Avenida Beira Rio e da Praça dos Trabalhadores. Entre os hotéis indicados estão:

 

Porto Preguiças Resort

O resort tem cinco estrelas e conta com piscinas, bar, quadras, áreas verdes e ambientes decorados em estilo praiano. Além do mais, os quartos são espaçosos e o restaurante tem várias opções de pratos. Está localizado a 2 km do centro da cidade.

 

Pousada Vasto Horizonte

É uma pousada com quatro estrelas que oferece chalés com varanda, instalações para esportes aquáticos, jardim e café da manhã diferenciado.

 

Sossego do Cantinho

De propriedade familiar, esse local é um charme e está situado no trajeto para Atins. Ela oferece transfer do aeroporto e passeios com trilha a pé pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Enfim, uma pousada para quem procura descansar e se sentir em casa.

Hospedagem em Santo Amaro

Vale dizer que é em Santo Amaro que estão as lagoas mais bonitas dos Lençóis Maranhenses. Entretanto, comparado à Barreirinhas, a cidade é mais simples e oferece hospedagens para quem não está à procura de tanto luxo.

 

Pousada Beira Rio

Com varandas privativas e cozinha compartilhada, esse espaço possui muitas boas avaliações em sites de reserva de hotéis. O atendimento dos donos é o diferencial, além da localização: ela está bem no centro de Santo Amaro.

 

Vila Capininga Ecopousada

Com quartos em tamanho família, terraço e café da manhã continental, essa vila possui uma vibe rústica, simples, mas bem aconchegante. Ideal para quem procura relaxar na rede debaixo do pé de cajueiro e ir a pé para as lagoas de água doce.

 

Hospedagem em Atins

 

Apesar de ser um pequeno vilarejo, Atins, sem dúvida, é a região que dispõe de mais pousadas charmosas e descoladas. Isso porque a prática do kitesurf costuma atrair muitos atletas atrás de vento. Veja abaixo algumas opções:

Pousada Jurará e Vila Jurará

Caminhe 200 metros e você estará na Praia de Atins. Essa é uma das vantagens ao se hospedar nesse lugar que inclui ainda um farto café da manhã e quartos confortáveis.

 

Velho Bateau

O atendimento diferenciado, o restaurante, a piscina ao ar livre e o café da manhã são as atrações da propriedade. Aliás, as acomodações variam das mais simples às suítes e chalés de luxo.

 

Vila Vento

Se você procura um lugar para ficar de frente ao mar, a pousada Vila Vento é uma ótima opção. Ela oferece lounge de uso comum, café da manhã continental e parquinho infantil para as famílias que querem aproveitar a estadia com os pequenos.

Lençóis Maranhenses: mais motivos para conhecer

Lagoa de água doce maranhao
Sunshine viagens (reprodução / instagram)

 

Por último, nós separamos mais algumas dicas para você aproveitar ao máximo esse paraíso na terra chamado Lençóis Maranhenses. Vem com a gente!

 

Chiclete de camarão

Não deixe de provar o chiclete de camarão em Barreirinhas. O prato é típico da gastronomia alagoana, mas muitos restaurantes da cidade oferecem essa experiência saborosa e única aos turistas.

 

Visite o máximo de lagoas

As lagoas de água doce do Maranhão deveriam estar na lista das sete maravilhas do mundo. Mas enquanto isso não acontece, visite o máximo de lagoas possíveis e registre esse momento.

 

Faça passeios

Tem passeio para todos os bolsos e gostos: de 4x4, quadriciclo, lancha e até sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Ver o pôr do sol

Por do sol nas dunas dos lencoies maranhenses
Helena bordon (reprodução / instagram)

Uma vez que você está nesse paraíso, não deixe de assistir ao pôr do sol que ganha contornos de sombras e luzes nas dunas e lagoas. Se você se emocionou só de pensar nesse momento, imagina acompanhá-lo ao vivo e a cores?

 

Passeio pelos rios

Os Lençóis Maranhenses não cansam de nos surpreender. Além das águas doces, dunas, mar, ele também é cercado de rios. Entre os mais famosos estão o Rio Preguiça e Rio Formiga. Neles você pode fazer o passeio de boiacross, que em outras palavras é descer o curso do rio sentado e bem relaxado em uma boia. Ficou com vontade, não é?

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de heloísa costa
    Heloísa Costa Diz

    A cidade de Santo Antônio é acessível através de veículos 4×2 pela BR 135, depois pela MA 402 e por fim mais 36 km de estrada de asfalto até os estacionamentos (incluindo estacionamento público) no bairro Olho d’Água onde embarcamos nos veículos 4×4 credenciados pelos órgãos responsáveis (ICBIO e secretaria de turismo), uma área virgem e quase inexplorada. Apesar do quase anonimato da cidade, a maioria do território dos Lençóis faz parte do município de Santo Amaro que detém mais da metade do território incluindo inclusive as lagoas maiores e mais bonitas além do rio Alegre e do oceano Atlântico.

  2. Avatar de heloísa costa
    Heloísa Costa Diz

    Desculpas, a cidade de Santo Amaro Ma no comentário acima.👆🏽

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes