Praias desertas no Brasil: 12 lugares para fugir da aglomeração

O DCI fez uma lista atualizada com as 12 melhores praias isoladas do Brasil para relaxar e fugir da agitação.

Se antes as praias desertas no Brasil já alimentavam o sonho de muitos turistas, com a pandemia de Covid-19, o desejo de curtir lugares paradisíacos e sem aglomeração pelo litoral brasileiro se intensificou mais ainda. Basta acompanhar as discussões nas redes sociais, como nos grupos do Facebook de viagens, ou pesquisas sobre o turismo no país pós-isolamento. Todo mundo quer uma praia quase intocável para curtir e relaxar.

Assim, o DCI fez uma lista atualizada com as 12 melhores praias desertas espalhadas pelo Brasil. Em tempos de incertezas sobre as restrições para as viagens internacionais, nada melhor que redescobrir e valorizar as nossas belezas locais.

Mas antes de embarcar para qualquer destino, não se esqueça de manter as medidas de isolamento e cuidados com a saúde. Além do filtro solar, a máscara e álcool em gel serão os seus melhores amigos por muito tempo ainda. Vamos lá?

De norte a sul: as incríveis praias desertas no Brasil para fugir da agitação

 

Praia de Atins – Lençóis Maranhenses

Praia deserta no brasil lencóis maranhenses
Reprodução / pinterest

 

Se você procura um local isolado e ao mesmo tempo incrível, esse lugar é a Praia de Atins, localizada nos Lençóis Maranhenses e próxima do município de Barreirinhas. O paraíso é utilizado por kitesurfistas, mas ainda pouco explorado por turistas.

Por isso que é possível caminhar pelas faixas de areia, à beira-mar, e tomar um banho de água quentinha sem se preocupar com qualquer muvuca. Além disso, você estará perto das famosas lagoas de água doce que fazem dos Lençóis Maranhenses o sonho de consumo de muitos turistas.

Você chega ao local por veículo 4x4 ou de barco a partir de São Luís ou Barreirinhas. Ou seja, o acesso é difícil, mas é o que torna o local menos conhecido e mais tranquilo.

Praia do Marco – São Miguel do Gostoso

Praia do marco rn
Praia do marco (reprodução / instagram)

 

A paisagem formada por uma extensa areia, algumas grutas e barcos de pescadores da região são a marca registrada da Praia do Marco, localizada em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Aliás, dizem que a praia foi o primeiro ponto de parada dos navegadores portugueses, em 1501. Por isso o nome Praia do Marco.

Além disso, o local é bem simples, longe de agitos, com mar calmo, águas mornas e limpas. Portanto, se você é o tipo de turista contemplativo e que não se importa com a falta de estrutura, a Praia do Marco é ótima.

A cerca de 140 quilômetros de Natal, você chega até ela por meio de uma estrada de terra. Logo, aproveite para respirar ar puro e curtir o pôr do sol.

 

Praia da Ponta do Corumbau – Bahia

Praia deserta brasil ponta do corumbau
Visite prado (reprodução / instagram)

 

Uma pontinha do paraíso fincada na região do litoral Sul da Bahia esconde um tesouro ainda pouco explorado. A Praia do Ponta de Corumbau é ocupada por vilas de pescadores e formada por uma longa faixa de areia e mar “cor do Caribe”. A saber: na maré baixa é um alento aos olhos ver os bancos de areia e corais.

Certamente a ponta do Corumbau é o destino perfeito para quem só deseja tranquilidade, sombra e água fresca. Corumbau fica na Costa do Descobrimento, a 224 km de distância de Porto Seguro e pertinho de Caraíva (10 km apenas). Difícil resistir, não é?

 

Praia deserta brasileira de Algodões – Península de Maraú

Praia isolada de algodões
Praia de algodões (reprodução / instagram)

 

Ainda falando sobre o litoral Sul da Bahia, não podíamos deixar de fora a magnífica Praia de Algodões, na Península de Maraú. Ela é mais uma praia deserta brasileira cercada por coqueiros, com longa faixa de areia e piscinas naturais, além do mar transparente e delicioso.

Apesar do acesso mais fácil ser de carro, esse paraíso baiano escondido ainda não é muito procurado por viajantes. A Praia de Algodões está localizada entre a praia de Saquaíra e a Praia de Piracanga. Sem dúvida é uma ótima opção para fugir da aglomeração.

 

Praia do Bonete – Ilhabela

Praia paradisíaca do bonete
Lucasdomizio (reprodução / instagram)

 

Para quem procura se desconectar do mundo e curtir momentos de calmaria em um local rústico, a Praia do Bonete é a pedida. Situada em Ilhabela, São Paulo, a praia é a mais larga da ilha e afastada da agitação da cidade. Inclusive, ela é habitada por uma pequena comunidade de pescadores e artesãos, além de não ter carros e a energia ser abastecida por um gerador.

Além disso, ela foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Talvez, o título tenha relação com a dificuldade de acesso que é feito apenas pelo mar ou por uma trilha de 12 km.  Tamanha beleza encravada no estado de São Paulo. Dá para acreditar?

 

Praia do Patacho – Alagoas

Praia deserta do patacho
Patacho beach (reprodução / instagram)

 

No município de Porto de Pedras, em Alagoas, o turista terá o privilégio de relaxar em mais uma praia deserta no Brasil: a Praia do Patacho. Com suas águas mornas e translúcidas, além das faixas de areias sombreadas pelos coqueiros, essa paisagem isolada dá um outro ritmo aos dias.

Ela está situada a 10 km de São Miguel dos Milagres e o seu acesso é feito por veículo em uma estradinha que chega à orla deserta. Enfim, um lugar secreto para chamar de seu!

 

Quarte e Quinta Praias – Morro de São Paulo

Praia deserta morro de são paulo
Pousada bahia_10 (reprodução / instagram)

 

Ah, a Bahia está repleta de praias desertas e quase inexploradas. As praias Quarta e Quinta, localizadas em Morro de São Paulo são sinônimos de sossego e contato puro com a natureza. Ademais, é fácil evitar aglomeração porque, juntas, elas se estendem ao longo de 10 km.

O acesso é via charrete, táxi, mototáxi ou passeio em 4x4. Não é tão simples, porém, você percebeu que as melhores praias são assim: difíceis de chegar, mas bem recompensadoras para os olhos e mente.

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Praia deserta do farol arraial do cabo
Marina dutra (reprodução)

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, esse pedacinho fascinante de mar azul e transparente está localizado no Rio de Janeiro, no município de Arraial do Cabo. O local é muito bem preservado, afinal, é protegido pela Marinha Brasileira.

Portanto, o acesso é bastante restrito e não há motivos para se preocupar com tumulto. Só é possível chegar até ela por barco e o turista tem o direito de permanecer durante 30 minutos. Não é muito tempo, mas é o suficiente para contemplar essa beleza e tirar muitas fotos que ficarão na memória.

 

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Praia deserta lopes mendes rio
Descubra ilha grande (reprodução / instagram)

 

Uma praia totalmente desabitada e com quase 3 km de extensão para você  mergulhar e sentir a energia da natureza. Essa é a praia deserta de Lopes Mendes, situada em Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Mesmo em altas temporadas, a praia dificilmente estará cheia, pois o seu acesso é feito via barco pela Vila da Abraão ou por trilha. Um paraíso particular que vale a pena conhecer.

 

Praia de Carro Quebrado – Maceió

Praia deserta carro quebrado
Praia do carro quebrado (reprodução / instagram)

 

Um visual de tirar o fôlego! Assim é mais essa praia deserta no Brasil chamada Carro Quebrado. Ela fica a 45 km de Maceió e ainda preserva sua beleza natural formada por falésias coloridas e um mar azul e transparente.

Além disso, o local possui pouco movimento pois o acesso é feito pela areia. Ou seja, é melhor contratar um buggy ou quadriciclo. Ademais, leve seu lanche já que ela não oferece quase nenhuma estrutura. Mesmo assim, é um lugar especial para curtir com tranquilidade.

A praia deserta no Brasil chamada Lagoinha do Leste

Praia linda lagoinha do leste floripa
Lagoinha do leste (reprodução / instagram)

Quem achou que a região Sul do Brasil ficaria de fora na nossa lista de praias desertas brasileiras, se enganou. Afinal, a Praia Lagoinha do Leste não fica para trás nos quesitos visual fascinante e isolamento.

Para chegar até ela é recomendado pegar um barco ou fazer uma das duas trilhas disponíveis. Aliás, a trilha é bem cansativa, sendo recomendada para pessoas que já têm um preparo físico. Porém, o visual vale todo o esforço!

Praia do Sancho – Fernando de Noronha

Praia deserta do sancho
Elen fotografia (reprodução / instagram)

Sabemos que a Ilha de Fernando de Noronha, infelizmente, é para poucas pessoas. Uma vez que a entrada de turistas por dia é limitada e, com a pandemia de Covid-19, o acesso está condicionado à apresentação de exame negativo para coronavírus.

Entretanto, se você tiver a chance, não deixe de visitar a Praia do Sancho para mergulhar em suas águas transparentes do mar cheio de vida marinha e observar a sua vegetação nativa. Um lugar sem igual.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes