Sonha em morar fora? Vila na Itália tem casas à venda por 1 euro

Cidade com apenas 900 moradores busca aumentar a população e reformar propriedades em ruínas

Tem o sonho de morar na Europa? Pois saiba que há casas à venda por 1 euro, que equivale a R$ 6? Parece mentira, mas não é. A cidade italiana de Castropignano, na região de Molise, começou a vender imóveis por esse preço numa tentativa de atrair novos moradores e, assim, aumentar a população.

Como são as casas à venda por 1 euro?

Hoje, existem apenas 900 moradores no local, sendo que 60% deles têm mais de 70 anos. Na década de 1930, eram 2,5 mil e, após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), as famílias emigraram em busca de um futuro melhor. A partir dos anos 1960, os jovens também se deslocaram para cidades maiores para estudar e conseguir emprego.

A proposta inclui cerca de 100 residências mal preservadas na vila, localizada a  225 km a sudeste de Roma. E é diferente da de outras cidades da Itália, que vendem pelo lance mais alto. O prefeito Nicola Scapillati pretende analisar os casos para encontrar as pessoas certas para cada imóvel.

"Estou seguindo dois caminhos paralelos, entrando em contato com possíveis compradores e antigos proprietários ao mesmo tempo, passo a passo, para fazer a demanda atender à oferta. Não quero que minha cidade seja invadida por gente que está só atrás de casa ou se transforme no mais novo centro de especulação imobiliária."

Os interessados devem enviar um e-mail diretamente a ele, com um plano detalhado de reforma e o que gostariam de fazer com a propriedade, ou seja, torná-la uma casa, uma pousada, um negócio ou uma loja de artesanato. "Os candidatos também devem listar quaisquer necessidades que possam ter, como acesso para cadeirantes. A vila é bem pequena e os carros não conseguem passar pelas ruelas estreitas e pelos degraus."

Mas é claro que há algumas condições para as casas à venda por 1 euro. São antigas, em ruínas, e deve-se reformá-las em até três anos a partir do momento da compra. Também há o pagamento caução no valor de 2 mil euros (cerca de R$ 12 mil), que será devolvido quando as obras forem concluídas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes