BBB21: o que é fenotipicamente? Entenda o termo usado por Lumena

Psicóloga usou palavras difíceis durante o confinamento e agitou a web

Lumena foi eliminada do BBB21 na noite de ontem, com 61,31% dos votos, mas sua passagem pela casa rendeu muitos memes. A psicóloga baiana ficou conhecida por suas frases difíceis de entender e pelo excesso do uso de termos como jornada, itinerário e ressignificar. Em um jogo da discórdia, ela disse que chamou a sua atenção "que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa", se referindo à situações que aconteceram com Carla Diaz e Karol Conká.

O que é fenotipicamente?

A palavra fenotipicamente vem de 'fenótipo', que significa "aparente ou observável de um indivíduo, determinada pela interação de sua herança genética (genótipo) e pelas condições ambientais" de acordo com o dicionário Michaelis.

Ou seja, a palavra fenótipo diz respeito a um conjunto de características que podem ser observadas em um indivíduo. A cor da pele, do cabelo e dos olhos são alguns exemplos de fenótipos. Eles são variáveis ao longo do desenvolvimento de cada indivíduo.

Entretanto, o fenótipo não se trata apenas sobre a aparência física. Segundo texto da Ma. Vanessa Sardinha dos Santos, outros exemplos são os tipos de sangue. Apesar de não serem facilmente observados, quando dizemos que alguém é do tipo sanguíneo A, B, AB ou O, estamos nos referindo ao fenótipo.

Nada de ‘barril’; veja expressões que aprendemos com Lumena

O que Lumena disse no jogo da discórdia?

Na ocasião, Lumena  que Karol Conká era uma influenciadora e ela mesma se classificou como influenciável.  "Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento."

Acompanhe o BBB no DCI

 

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de plinio
    Plinio Diz

    RESSIGNIFICAÇÃO = SER LUMENA = SIGNIFICADO PESSOA CHATA E RACISTA, FENOTIPICAMENTE BRANCOFÓBICA.

    Estou passando aqui apenas para dizer que Lumena é ressignificação de chatice, muito chata essa garota! insuportavel.

    E tem mais outra coisa ela: é racista sim! ela tem preconceito contra pessoas brancas, isso também é racismo.
    não existe racismo direito ou racismo reverso, existe apenas o racismo.

    Se você é contra pessoas e julga pessoas para serem inferiores a você pela cor da pele…. Então você é uma pessoa racista!
    As pessoas só podem ser julgadas é pelo seu caráter se elas são pessoas boas- bondosas, honestas, seguem regras-leis ou são pessoas ruins – maldosas,desonestas, não seguuem leis… apenas isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes