BBB 21

BBB21: o que é fenotipicamente? Entenda o termo usado por Lumena

Escrito por

Lumena foi eliminada do BBB21 na noite de ontem, com 61,31% dos votos, mas sua passagem pela casa rendeu muitos memes. A psicóloga baiana ficou conhecida por suas frases difíceis de entender e pelo excesso do uso de termos como jornada, itinerário e ressignificar. Em um jogo da discórdia, ela disse que chamou a sua atenção "que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa", se referindo à situações que aconteceram com Carla Diaz e Karol Conká.

O que é fenotipicamente?

A palavra fenotipicamente vem de 'fenótipo', que significa "aparente ou observável de um indivíduo, determinada pela interação de sua herança genética (genótipo) e pelas condições ambientais" de acordo com o dicionário Michaelis.

Ou seja, a palavra fenótipo diz respeito a um conjunto de características que podem ser observadas em um indivíduo. A cor da pele, do cabelo e dos olhos são alguns exemplos de fenótipos. Eles são variáveis ao longo do desenvolvimento de cada indivíduo.

Entretanto, o fenótipo não se trata apenas sobre a aparência física. Segundo texto da Ma. Vanessa Sardinha dos Santos, outros exemplos são os tipos de sangue. Apesar de não serem facilmente observados, quando dizemos que alguém é do tipo sanguíneo A, B, AB ou O, estamos nos referindo ao fenótipo.

Nada de ‘barril’; veja expressões que aprendemos com Lumena

O que Lumena disse no jogo da discórdia?

Na ocasião, Lumena  que Karol Conká era uma influenciadora e ela mesma se classificou como influenciável.  "Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento."

Acompanhe o BBB no DCI

 

Última modificação em 27/07/2022 10:26

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

  • RESSIGNIFICAÇÃO = SER LUMENA = SIGNIFICADO PESSOA CHATA E RACISTA, FENOTIPICAMENTE BRANCOFÓBICA.

    Estou passando aqui apenas para dizer que Lumena é ressignificação de chatice, muito chata essa garota! insuportavel.

    E tem mais outra coisa ela: é racista sim! ela tem preconceito contra pessoas brancas, isso também é racismo.
    não existe racismo direito ou racismo reverso, existe apenas o racismo.

    Se você é contra pessoas e julga pessoas para serem inferiores a você pela cor da pele.... Então você é uma pessoa racista!
    As pessoas só podem ser julgadas é pelo seu caráter se elas são pessoas boas- bondosas, honestas, seguem regras-leis ou são pessoas ruins - maldosas,desonestas, não seguuem leis... apenas isso.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Rede Globo