Gilberto Braga novelas: relembre a carreira do autor

Relembre novelas de Gilberto Braga. que morreu aos 75 anos

O autor Gilberto Braga morreu na noite desta terça-feira, 26 de outubro, aos 75 anos de idade, no Rio de Janeiro. O novelista estava internado no Hospital Copa Star e sofria de Alzheimer. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada até a última atualização deste texto. Para celebrar a memória do autor, relembre novelas de Gilberto Braga que marcaram a televisão brasileira e são clássicos da Rede Globo.

Quais as novelas de Gilberto Braga?

Novelas de gilberto braga
Gilberto braga, gloria menezes e tarcísio meira - foto: reprodução

Gilberto Braga tinha 75 anos e nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Ele se formou em Letras pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas e, anos depois, passou a compor o time de críticos de cinema e teatro do Jornal O Globo. Sua primeira novela na Globo foi Corrida do Ouro, em 1974, mas o primeiro sucesso na grade da emissora foi Escrava Isaura, em 1976.

O nome de Gilberto Braga também esteve nas novelas "Bravo!" (1975), "Pátria Minha" (1994), "Força de um Desejo" (1999), "Paraíso Tropical" (2007), "Insensato Coração" (2011), "Babilônia" (2015) e outras. Em seus títulos, o autor costumava abordar temas sociais e críticas a movimentos da sociedade. Gilberto Braga também é autor de outros grandes sucessos da emissora.

Vale Tudo

Exibida entre 1988 e 1989, a novela é um dos maiores sucessos da Rede Globo. Com um elenco de peso, que conta com nomes como Regina Duarte, Gloria Pires e Beatriz Segall, o título ficou marcado como uma das novelas mais comentadas de Gilberto Braga.

Na trama, o autor aborda a corrupção e a falta de ética e denunciou a inversão de valores que tomou conta da sociedade brasileira no final dos anos 1980. Foi em 'Vale Tudo' que o Brasil conheceu a Odete Roitman, uma das personagens mais comentadas da história das novelas até os dias atuais.

Dancin Days

O título ocupou a grade da TV entre os anos de 1978 e 1979 e marcou a estreia do estilo característico de Gilberto Braga em suas novelas. A novela foi exibida na faixas das 20h e contou com nomes como Sônia Braga, Gloria Pires, Antônio Fagundes e Joana Fomm em seu elenco principal. Além disso, a história ficou marcada por estar em sintonia com o movimento da disco music, um sucesso mundial no final dos anos 70.

Apesar da estética animada e das muitas danças que tomam as principais cenas da novela, Dancin Days gira em torno da rivalidade de duas irmãs e, entre os principais tópicos, aborda a discussão dos valores da classe média e da elite brasileira.

Celebridade

transmitida originalmente entre 2003 e 2004, a novela de Gilberto Braga contou com 221 capítulos, sendo uma das mais longas da carreira do autor. No elenco, a trama contou com nomes como Malu Mader, Cláudia Abreu, Fábio Assunção, Marcos Palmeira, Márcio Garcia e Alexandre Borges.

A protagonista, Malu Mader, foi escolhida por Braga para protagonizar a novela em 2001, antes do título entrar em fase de produção. Na história, a personagem da atriz é uma ex-modelo famosa que abre uma agência de eventos no Brasil, trazendo shows internacionais e grandes exposições para o país. Tudo parece muito bem e encaminhado na vida da personagem, até que a vilã da história se finge de admiradora da mulher para assumir um cargo na empresa de eventos para destruir a carreira da patroa e tomar seu lugar e todas as posses.

Escrava Isaura

uma das histórias mais tradicionais da TV brasileira também é uma das novelas que imprime a identidade de Gilberto Braga. O título foi exibido originalmente entre 1976 e 1977 e abordou os dramas da luta contra a escravidão no Brasil e a paixão doentia de um senhor de terras por uma de suas escravas branca.

Por não retribuir a paixão de seu senhor, a Isaura é castigada por Leôncio (o senhor), que tem posse da escrava e se recusa a assinar sua carta de alforria. Isaura foi interpretada por Lucélia Santos e, na trama, não sabe quem é seu pai, mas tem conhecimento da história da mãe, que era negra e foi mucama da fazenda onde ela vive.

Anos Dourados

exibida em 1986, a novela é mais um dos títulos de Gilberto Braga que aborda questões sociais e de comportamento para levantar a discussão no país. Dessa vez, o autor se apoiou nos valores morais da classe média carioca dos anos 1950 e conta a história de amor vivida por uma normalista e um estudante de Colégio Militar - destacando conflitos entre as realidades de ambos.

Assim como em Celebridade e Corpo a Corpo, Malu Mader desempenha o papel de protagonista em Anos Dourados e teve a personagem desenhada exclusivamente para ela. De acordo com o próprio Gilberto Braga, a atriz conseguia ser a pessoa ideal para ficar por trás de suas personagens favoritas.

Veja o vídeo com as principais novelas de Gilberto Braga

Leia também: 

Quem é a autora de Um Lugar ao Sol, próxima novela da Globo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes