O que é uma rainha consorte, a nova designação de Camilla

Entenda o título concedido a esposa do Rei Charles III

O que é uma rainha consorte é a mulher que é casada com o monarca reinante, com o título de “rainha” sendo reservado para governantes do sexo feminino que se tornam monarcas por meio de uma linha de sucessão, e cuja posição, papel e responsabilidades são iguais aos de uma rainha consorte.

Em seu anúncio oficial da morte da rainha Elizabeth na quinta-feira (8 de setembro), a família real se referiu à esposa do rei Charles , Camilla, como a rainha consorte: “O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres. amanhã."

O que significa rainha consorte, título de Camilla? Como ela conseguiu?

+ Após Charles, qual a linha de sucessão ao Trono Britânico?

Quem são os netos da rainha da Elizabeth – do mais velho ao mais novo

O que é uma rainha consorte?

Uma rainha consorte é a mulher que é casada com o monarca reinante, com o título de “rainha” sendo reservado para governantes do sexo feminino que se tornam monarcas por meio de uma linha de sucessão, e cuja posição, papel e responsabilidades são iguais aos de uma rainha consorte.

Assim, ao contrário da rainha Elizabeth, que herdou o trono de seu pai, a rainha consorte Camilla nunca poderá assumir o trono, pois ingressou na família real por meio do casamento.

No entanto, coloquialmente, a Rainha Consorte também é chamada de Rainha.

A rainha consorte costuma ser “coroada com o rei, em uma cerimônia semelhante, mas mais simples”, segundo o site da família real. Os consortes não ocupam cargos formais no governo, nem veem jornais estaduais ou realizam audiências oficiais. O papel do consorte é “principalmente fornecer companheirismo e apoio moral e prático ao Monarca”.

O site da família real observa que desde seu casamento com o rei Charles, a rainha consorte Camilla se tornou presidente de mais de 90 instituições de caridade, cobrindo questões como saúde, promovendo alfabetização, artes, bem-estar animal e apoiando sobreviventes de assédio sexual.

Rainha consorte
O que é uma rainha consorte - foto: reprodução

+ Quantos filhos a Rainha Elizabeth tem? Conheça os 4 herdeiros

Camilla: de princesa a rainha consorte

Depois que Camilla Parker Bowles se casou com Charles em 2005, houve muito debate sobre qual título ela assumiria. Como o título de princesa de Gales foi considerado intimamente associado a Diana após seu casamento com Charles, o príncipe de Gales, Camilla adotou o outro título de seu marido e se tornou a duquesa da Cornualha. Preocupado com uma possível reação do público, Clarence House, residência do Príncipe de Gales, anunciou em 2005 que Camilla usaria o título de Princesa Consorte quando Charles ascender ao trono.

Ela foi a primeira a assumir o título de Princesa Consorte no Reino Unido; no entanto, de acordo com um relatório de 2017 do The Guardian, “a formulação não tem significado histórico ou legal”, pois a lei comum britânica dita que as esposas dos reis são conhecidas como rainhas consortes.

Ainda em 2022, a rainha Elizabeth anunciou que queria que Camilla assumisse o título de rainha consorte após seu falecimento, e não princesa consorte, como havia sido planejado originalmente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes