Após Charles, qual a linha de sucessão ao Trono Britânico?

Após a morte de Elizabeth II, o trono britânico passou para as mãos do filho mais velho da monarca.

Antes da morte da rainha Elizabeth II, haviam dúvidas se Charles III - devido a idade - ascenderia algum dia ao trono ou se o próximo rei da nação seria o filho mais velho do monarca, o príncipe William. Após muitos anos de espera, Charles III começou seu reinado e a linha de sucessão ao trono britânico está definida a partir de seus descendentes. Atual rei, Charles é o monarca mais velho a ascender ao trono, ele tem 73 anos de idade.

Qual é a linha de sucessão ao trono britânico após morte de Charles III?

As regras da monarquia britânica ditam que a coroa deve ir para o primogênito, seja ele homem ou mulher, do monarca no trono. Ou seja, o filho mais velho. Por isso, Charles III, o primeiro entre os quatro filhos de Elizabeth II, foi quem ficou com o lugar da mãe após a morte da rainha e seu filho mais velho, William será o futuro rei.

William é fruto do primeiro casamento de Charles III, com a princesa Diana - de 1981 a 1996. Hoje, ele é casado com Camila Parker Bowles, com quem oficializou a união em 2005. Porém, os dois estão juntos há décadas. Camila ficou conhecida quando Diana ainda era viva, por ser amante do primogênito de Elizabeth II.

É certo que William será rei um dia, os únicos motivos para o título ser passado para o próximo na linha de sucessão seriam uma abdicação, ou uma tragédia, como a morte de William.

Conheça a linha de sucessão ao trono britânico agora que Charles III é o rei:

Príncipe William

William é o próximo na linha de sucessão ao trono britânico. Ele tem atualmente 40 anos de idade e o título de Príncipe de Gales. É casado com Kate Middleton e tem três filhos, George, Charlotte e Louis.

Príncipe George

O segundo na linha de sucessão ao trono britânico é George, o primeiro filho do príncipe Williams com Kate Middleton. O menino tem 9 anos de idade no momento.

Princesa Charlotte

Depois do príncipe George, na linha de sucessão aparece a segunda filha de William e Kate, Charlotte, que tem no momento 7 anos de idade.

Príncipe Louis

Após George e Charlotte, quem aparece é o príncipe Louis, terceiro filho de William e Kate. O menino nasceu em 2018 e atualmente tem 4 anos de idade.

Príncipe Harry

Segundo a CNN e o G1, apesar do príncipe Harry - filho mais novo de Charles III e Lady Di - ter se afastado de seus deveres reais para buscar independência depois de se casar com Meghan Markle, ele ainda faz parte da linha de sucessão. Ele é o quinto nesta ordem.

No entanto, você pode se perguntar: já que ele é filho de Charles III, o atual rei, por que ele não vem logo atrás de William na linha de sucessão ao trono britânico? A resposta é simples. As normas da família real ditam que o filho mais velho do monarca em ação é o herdeiro do trono, como Wiliam tem filhos, eles entram na frente de Harry.

Caso William e Kate não tivessem filhos, Harry estaria no topo da lista. Ou seja, mudanças acontecerão na linha de sucessão quando George, o filho mais velho de William e Kate, tiver herdeiros.

Herdeiros família real
Na ordem da linha de sucessão ao trono britânico: william, george, charlotte, louis e harry - foto: reprodução/facebook/@the royal family

O que é rei ou rainha "consorte"?

Charles III é o atual rei e sua esposa, Camila Parker Bowles, é a atual rainha consorte. Quando a linha de sucessão ao trono britânico andar e William assumir a coroa, Kate Middleton também será classificada como rainha consorte. Mas o que isso significa?

Para quem não entende, o termo "consorte" é utilizado para diferenciar o rei ou rainha que chegou ao cargo não por ser herdeiro sanguíneo da família real, mas por ter se casado com o monarca que ascendeu ao trono. O consorte não é chefe de Estado e não tem poderes tem poderes políticos e militares. O líder de fato é o que nasceu na família real e divide laços sanguíneos com o rei ou a rainha anterior.

Se Diana Spencer, a Lady Di, estivesse viva hoje em dia e ainda casada com Charles III, ela também seria considerada rainha consorte, pois chegaria ao trono por ser casada com o filho da rainha e não uma herdeira direta da monarca.

Casais
Camila (à esquerda) é a atual rainha consorte e kate (à direita) deve ser a próxima - foto: reprodução/facebook/@the royal family

 

Leia também

Diana e Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre a relação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes