13 melhores novelas antigas da Globo para ver online

As novelas antigas da Globo estão disponível para serem assistidas online. Saiba como ver e veja sugestões dos melhores títulos

No Brasil, as novelas são um sucesso e fazem parte da rotina de muitas famílias. Na Rede Globo, a primeira delas, ‘O Ébrio’, foi exibida há 56 anos e, quando analisada, levanta uma questão interessante: as obras nas telinhas cresceram junto com grande parte da população – ganhando valores nostálgicos e emocionais para alguns. Hoje, com os serviços de streaming em alta e a facilidade de acesso à internet, as novelas antigas da Globo voltaram à tona e podem ser revistas a qualquer momento.

Novelas antigas da Globo para ver no Globoplay

Antes de mergulhar nas sugestões de títulos para rever online, é preciso entender a dinâmica do serviço de streaming da Rede Globo: o Globoplay. A plataforma, que conta com um extenso catálogo com as produções da emissora, é disponível para os usuários em duas versões, sendo uma gratuita e outra, a mais completa, mediante pagamento de uma mensalidade. Ou seja, alguns conteúdos estão disponíveis gratuitamente e outros não.

Novelas antigas da globo estão no globoplay
Versão paga do globoplay conta com títulos clássicos e exclusivos. (foto: reprodução/globoplay)

 

Para os amantes da teledramaturgia, o Globoplay conta uma página extensa de títulos, que é atualizada frequentemente com novelas antigas da Globo que estão sendo trabalhadas e editadas para migrar para o serviço digital. Muito conteúdo já está disponível, por isso, separamos os 13 melhores títulos da emissora para assistir online, em 2021.

Roque Santeiro (1985 – 1986)

Baseada na peça ‘O Berço do Herói’, Roque Santeiro é uma das novelas antigas da Globo mais famosas nos dias atuais. Escrita por Aguinaldo Silva e Dias Gomes, a trama ficou no ar entre 1985 e 1986 e conta a história do coroinha Luís Roque Duarte, que era conhecido como Roque Santeiro por esculpir imagens de santos.

Um boato na cidade garante que o personagem morreu tentando defender a pequena cidade do interior – história que tornou Santeiro um herói local -, mas tudo muda quando a verdadeira história ganha força e Roque Santeiro, vivo, retorna ao local.

A novela conta com um elenco de peso, o que inclui nomes como José Wilker, Lima Duarte, Regina Duarte e Ary Fontoura.

Tieta (1989 – 1990) – Novelas antigas da Globo

‘Tieta’, escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, foi ao ar entre 1989 e 1990. A trama, que foi inspirada no famoso romance de Jorge Amado, conta a história da personagem que carrega o nome da novela e que foi expulsa de casa pelo pai. O conflito na família acontece porque Tieta tem o comportamento considerado liberal pelo pai, além das intrigas causadas pela irmã, o que motiva a protagonista a mudar-se para São Paulo.

Na cidade grande, Tieta ganha a vida e, anos depois, volta para a cidade natal em busca de vingança.

Estão no elenco: Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Yoná Magalhães, Marcos Paulo e Arlete Sales.

Top Model (1989 – 1990)

Exibida pela primeira vez ao mesmo tempo que ‘Tieta’, ‘Top Model’ também entra na lista das melhores novelas antigas da Globo. No horário das sete, ‘Top Model’ conta a história de Duda – uma modelo de sucesso que vive questões amorosas complicadas ao longo da trama. Enquanto Duda é apaixonada por Lucas, um grafiteiro, a modelo é o objetivo de Alex, dono de uma revista famosa.

A novela de Walther Negrão e Antônio Calmon é cheia de conflitos e, no elenco, reúne nomes como Malu Mader, Taumaturgo Ferreira e Nuno Leal Maia.

O Salvador da Pátria (1989) – Novelas antigas da Globo

Escrita por Lauro César Muniz, ‘O Salvador da Pátria’ foi a novela das 20h exibida entre janeiro e agosto de 1989. A trama, protagonizada por Lima Duarte, conta a história de um deputado, considerado o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, que escolhe Sassá Mutema para se casar com sua amante e, assim, desviar atenções de seu adultério.

O segredo chega até o radialista Juca Pirama, que expõe o caso. Depois, um crime acontece e tanto Juca quanto Marlene (a amante) são assassinados. Sassá é o principal suspeito. A trama se desenvolve acerca do mistério e é interpretada por nomes como Lima Duarte, Maitê Proença, José Wilker, Betty Faria e Susana Vieira.

Vale Tudo (1988 – 1889)

‘Vale Tudo’ é uma das novelas antigas mais famosas da Globo. Na trama, exibida no final dos anos 80, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva abordam a inversão de valores e a corrupção que assolavam o país na época, destacando o conflito de mãe e filha como história central: Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha Maria de Fátima (Gloria Pires).

Em ‘Vale Tudo’ aconteceu o assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), um dos mistérios mais populares da teledramaturgia.

O Rei do Gado (1996 – 1997)

‘O Rei do Gado’ é um clássico da Globo e, neste ano, completou 25 anos de sua exibição original, em 1996. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama conta a história de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) – fruto de um relacionamento proibido, formado por integrantes de famílias inimigas – que cresce se torna um dos maiores criadores de gado do país.

Crescido, o Rei do Gado sabe que o ódio separou a família dos pais e as questões do passado voltam à tona conforme o desenrolar do folhetim. Patrícia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires e Fábio Assunção estão no elenco.

Senhora do Destino (2004 – 2005)

Uma das caçulas entre as novelas antigas da Globo, ‘Senhora do Destino’ é um marco na história da TV. Exibida entre 2004 e 2005, a novela conta a história de Maria do Carmo, mulher nordestina que é abandonada pelo marido e tem a filha raptada na infância.

A novela foi eleita pelo jornal 20 minutos, da Espanha, como a quinta melhor novela brasileira de todos os tempos. Escrita por Aguinaldo Silva, a trama é protagonizada por Susana Vieira e conta com nomes como Renata Sorrah, Carolina Dieckmann e José Wilker no elenco principal.

Anjo Mau (1997 – 1998) – Novelas antigas da Globo

Originalmente exibida no horário das 20h, ‘Anjo Mau’ foi exibida entre 1997 e 1998. Escrita por Maria Adelaide Amaral, a trama é um remake de uma produção de mesmo nome e conta a história de Nice, uma mulher ambiciosa e dissimulada que esconde a verdadeira personalidade de todos.

O telespectador é o único que sabe quem Nice é de verdade, uma vez que entre os outros personagens, a moça é vista como “um anjo”. Ao longo da história, a mãe de Nice é a única que consegue perceber a perversidade da filha.

‘Anjo Mau’ é interpretada por Glória Pires, Kadu Moliterno, Alessandra Negrini, Leonardo Brício, Maria Padilha, Daniel Dantas, Regina Dourado e Cláudio Correia e Castro.

Laços de Família (2000 – 2001)

Um dos títulos recentemente reprisados no Vale a Pena Ver de Novo, ‘Laços de Família’ é um clássico. Escrita por Manoel Carlos, a trama conta a história da família de Helena, que vive conflitos internos – como mãe e filha apaixonadas pelo mesmo homem – e um câncer severo em uma das integrantes.

Foi durante a novela que Carolina Dieckmann viveu um dos momentos mais famosos de sua carreira, na qual raspou o cabelo, em cena, para dar vida a Camila.

O elenco central é composto por Vera Fischer, Tony Ramos, Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo, José Mayer, Deborah Secco e Lília Cabral.

Mulheres de Areia (1993)

As irmãs Ruth e Raquel, famosas personagem da Globo vivias por Gloria Pires, são parte da trama central de ‘Mulheres de Areia’. Escrita por Ivani Ribeiro, a novela foi exibida em 1993, e ficou eternizada como um dos grandes títulos da emissora.

Apesar de aparentemente idênticas, Ruth e Raquel são extremamente diferentes – o que gera diversos conflitos ao longo da novela. Estão no elenco: Vivianne Pasmanter, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Paulo Goulart e Susana Vieira.

Kubanacan (2003 – 2004) – Novelas antigas da Globo

Exibida entre maio de 2003 e janeiro de 2004, Kubanacan é uma das novelas antigas mais recentes de nossa lista. A trama foi escrita por Carlos Lombardi é conta histórias da rotina de Kubanacan – um pequeno país fictício que sofre um golpe de estado.

Entre as histórias inusitadas da novela, a trama retrata, inclusive, um homem que caiu do céu. A novela é interpretada por nomes como Marcos Pasquim, Adriana Esteves, Danielle Winits, Vladimir Brichta, Carolina Ferraz, Humberto Martins, Betty Lago e Werner Schünemann.

Torre de Babel (1998 – 1999)

Mais uma novela das 20h em nossa lista, ‘Torre de Babel’ foi exibida entre 1998 e 1999. Escrita por Silvio de Abreu, a novela é dividida em duas fases e conta a história de Clementino, pedreiro que mata a mulher ao flagrá-la tendo relações com outros homens no dia da inauguração de uma de suas maiores obras.

O homem é condenado a 19 anos de prisão depois do chefe, que flagrou o crime, depor contra ele no tribunal. A segunda fase da novela é marcada pelo retorno do homem, depois de cumprir a pena. Estão no elenco: Tony Ramos, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Juca de Oliveira, Cláudia Jimenez, Natália do Vale, Maitê Proença e Adriana Esteves.

O Bem Amado (1973) – Novelas antigas da Globo

Para fechar nossa lista, o sucesso ‘O Bem Amado’. A novela, exibida em 1973, foi escrita por Dias Gomes e conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu – um político demagogo e corrupto que engana o povo da cidade. O político planeja a morte de um dos moradores da cidade para que seu cemitério recém-construído seja inaugurado. A realização desse ‘sonho’ guia a trama.

Elenco: Paulo Gracindo, Lima Duarte, Emiliano Queiroz, Jardel Filho, Sandra Bréa, Ida Gomes, Dorinha Duval e Dirce Migliaccio.

O valor da versão paga do Globoplay pode variar de acordo com o plano escolhido – o que significa que, na versão mais simples, o usuário precisa pagar R$22,90 por mês. Tudo sobre as novelas você encontra no DCI.

Você pode gostar também