Pilar em Nos Tempos do Imperador: 5 vezes que ela foi empoderada

Personagem luta por empoderamento e liberdade em uma época em que mulheres eram extremamente oprimidas

Nos Tempos do Imperador mal estreou e uma personagem já tem brilhado aos olhos do público: Pilar. Interpretada por Gabriela Medvedovski, a moça rendeu momentos impactantes na primeira semana de exibição da novela. O público não tem poupado elogios a Pilar de Nos Tempos do Imperador, que vem se impondo em um ambiente machista e mostrado que não vai deixar homem nenhum a impedir de realizar seus sonhos.

Pilar luta pela liberdade

No século XIX, era comum que os casamentos fossem arranjados para beneficiar ambas famílias. E esse seria o destino de Pilar. Desde criança, Eudoro (José Dumont), o pai da garota, havia prometido casar sua filha com Tonico (Alexandre Nero), quando os dois estivessem mais velhos.

Quando ela se torna adulta, Pilar fica desesperada com a possibilidade de perder sua liberdade e se submeter a um casamento forçado. A jovem resolve fugir para se livrar do matrimônio com Tônico e ir atrás do seu verdadeiro objetivo, que é se tornar a primeira médica mulher do Brasil.

Pilar de Nos Tempos do Imperador quer ser a primeira médica brasileira

Uma das cenas que mais chamou atenção da audiência foi a persistência de Pilar para realizar seu sonho de ser médica. Só tem um problema: naquela época, as mulheres eram proibidas de frequentar o ensino superior.

Destemida, ela vai até a universidade em Salvador para tentar convencer os professores a deixarem fazer a prova, mas acaba sendo recebida com hostilidade.

"Uma mulher querendo ser doutora!? Isso não tem cabimento. Ah, tenha santa paciência!", diz o professor.

"E se eu acertar tudo?  Não errar nada, acertar todas as questões?" questiona Pilar. "Isso é impossível, em 48 anos, nunca ninguém conseguiu acertar todas as questões", responde o professor.

A jovem acerta todas as questões e impressiona os professores. Mas, para sua infelicidade, seu pai Eudoro (José Dumont) a encontra e a leva para casa.

"Eu tenho direito de escolher meu destino", diz a garota para o pai.

A jovem enfrenta o pai e Tonico

Forçada a voltar para a casa para noivar com Tonico, a jovem decide enfrentar Eudoro. No terceiro capítulo da novela, a garota bate de frente com o machismo de seu pai.

Para seu primeiro encontro com Tonico, Pilar surge vestida com roupas de escrava e surpreende ambos os homens. "Que roupas são essas?", questiona o coronel. "De escrava. Já que estou sendo vendida", rebate a jovem.

Resistente, a garota arma algumas confusões durante o encontro. Ela diz que o anel de noivado de ouro que recebe de Tonico é falso e o derruba. Na hora do jantar, com ar de deboche, ela questiona quantas vezes Tonico repetiu a faculdade de direito até conseguir se formar.

 

Pilar vai lutar pelo seu amor por Jorge

Além de rejeitar o casamento com Tonico, Pilar se apaixona por Jorge/Samuel (Michel Gomes) após salvar a vida do rapaz.

Segundo o Notícias da TV, Jorge ficará encantado ao rever Pilar na casa de Luísa (Mariana Ximenes). Ele a pedirá em namoro, mas ela diz que prefere se concentrar nos estudos para ser médica.

Indignado com a aproximação dos dois, Eugênio (Thierry Tremouroux) conta uma mentira para a jovem e diz que Jorge é o responsável pela morte do coronel Ambrósio (Roberto Bomfim).

Esperta, Pilar descobre a verdade e que Eugênio a manipulou. Ela decide confiar em Jorge, e apesar de estar prometida para outro homem, Pilar volta atrás e agora será ela quem vai pedir para namorar com o rapaz.

Pilar
Pilar (gabriela medvedovski) e jorge/samuel (michel gomes) - foto: joão miguel júnior/tv globo

 

Pilar de Nos Tempos do Imperador é uma mulher empoderada em meio a opressão e machismo

A audiência já elegeu Pilar com o ícone feminista de Nos Tempos do Imperador. Confiante, destemida e dona de si, a personagem tem agradado o público das redes sociais com seus posicionamentos e luta por liberdade. Agora é acompanhar os próximos capítulos da novela para saber se a jovem vai conseguir se tornar a primeira médica do Brasil. Torcemos que sim!

Leia também: 5 personagens de Novo Mundo que estão em Nos Tempos do Imperador

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes