A Favorita novela final explicado: o que acontece?

Flora paga seus crimes e Donatela tem final feliz

Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) são as protagonistas da trama de João Emanuel Carneiro. Em A Favorita novela final explicado, uma deles volta para a cadeia enquanto a outra tem um desfecho feliz ao lado de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). A vilã finalmente paga pelos crimes cometidos ao longo da história.

A Favorita novela final explicado

A derrocada de Flora começa quando Silveirinha (Ary Fontoura) cansa de ser humilhado pela loira e decide abandoná-la. O empresário passa a ficar ao lado de Donatela após se redimir com a ex-patroa, por quem sentiu um ódio muito grande durante toda a vida.

É então que Donatela traça um plano para colocar a vilã atrás das grades. Ela se reaproxima da megera e consegue ludibriar a loira para que ela assuma publicamente a autoria dos crimes. Flora vai presa pelas mortes de Dodi (Murilo Benício), Dr. Salvatore (Walmor Chagas) e Maíra (Juliana Paes), mas consegue escapar da cadeia.

Enquanto isso, Donatela acredita estar livre da megera - mas é aí que ela se engana. A próxima vilania de Flora é invadir o casamento de Donatela com Zé Bob. Durante a cerimônia,  vilã se infiltra como uma das garçonetes que trabalham na festa e esfaqueia Silveirinha durante a cerimônia, mas consegue fugir. Apesar do atentado, a madame e o jornalista se casam.

Ze bob
Zé bob (carmo dalla vecchia) e donatela (cláudia raia) se casam em a favorita - foto: rede globo

 

Depois, Flora aparece na lua de mel dos pombinhos. Ela invade o quarto em que os pombinhos estão hospedados e debocha do casal, enquanto segura uma arma de fogo: "como é que vocês não possuem serviço de quarto? Eu mesma vou servir vocês".

Enquanto segue apontando uma arma para o casal, o telefone de Donatela toca - é Lara quem está tentando falar com a mãe. "Olha quem está ligando para empatar a lua de mel de vocês! A 'purgantezinha' número um", diz Flora sobre a própria filha.

Flora joga o celular de Donatela dentro de uma jarra de suco, deixando Lara preocupada. É aí que a loira entra em cena - ela vai até o hotel, junto com Irene (Gloria Menezes) e Silveirinha, onde a madame e o jornalista estão hospedados.

Antes que Flora possa fazer qualquer mal para os recém-casados, Lara, Irene e Silveirinha chegam no local, e a jovem pega a arma de sua avó. "Atira em mim, Flora, ou eu atiro em você", grita a personagem de Mariana Ximenes. "Olha só pra isso, a vaquinha resolveu agir", debocha a vilã. "Atira, Lara, e então você será uma assassina como eu. Atira na sua mãe".

"Você não é a minha mãe. A minha mãe é a Donatela!", grita Lara, que atira em Flora. A bala pega no ombro da megera, que sobrevive.

Depois de recuperada do tiro que levou de Lara, a loira volta para a cadeia e é maltratada pelas outras presidiárias, e diz para as colegas de cela que se chama Donatela.

Flora 3
Flora (patrícia pillar) volta para a cadeia no final de a favorita - foto: rede globo

 

Mas e o que acontece com Silveirinha? Depois de ajudar Donatela em sua vingança contra Flora, o homem volta a ser empresário e passa a cuidar da carreira de uma nova dupla sertaneja juvenil.

O segredo de Silveirinha é revelado ao longo da trama: foi ele quem sequestrou Matheus, filho de Donatela, quando ele ainda era bebê. O vilão raptou a criança para pedir resgate, mas deixou que Cilene (Elizângela) criasse o garoto como se fosse seu filho pois ela estava apegada ao bebê – no entanto, ela não sabia do plano do crápula. Ao longo da trama, é revelado que Halley (Cauã Reymond) é o filho sequestrado de Donatela.

Lara e Halley ficam juntos?

Lara e Halley passam por um grande susto ao longo da novela. Os dois se conhecem após Gonçalo (Mauro Mendonça), avô da moça, contratar o rapaz para ser o segurança dela. No entanto, os dois acabam se apaixonando.

Ao longo da trama, descobre-se que Halley na verdade é Mateus, filho de Donatela e Marcelo que desapareceu quando ainda era bebê - na verdade, ele foi sequestrado por Silveirinha.

O casal termina pois acreditam ser meios-irmãos, já que Lara também, teoricamente, era filha de Marcelo. Porém, é revelado que a loira é filha de Dodi (Murilo Benício) que o verdadeiro herdeiro da herança milionária dos Fontini é Halley e não Lara.

No final da novela, os dois superam as adversidades do relacionamento e ficam juntos.

Halley e lara
Halley (cauã reymond) e lara (mariana ximenes) ficam juntos - foto: reprodução/globo

 

E Maria do Céu?

Ao longo da trama, Maria do Céu (Deborah Secco) se relaciona com Halley, Cassiano (Thiago Rodrigues) e Orlandinho (Iran Malfitano). A jovem engravida de Halley, mas termina a trama ao lado de Orlandinho.

No começo da novela, ela se aproximou dele para usufruir do dinheiro do rapaz e dar um futuro melhor para o seu filho. Já ele topou ficar com Maria do Céu para esconder sua homossexualidade.

Porém, os dois acabam se apaixonando de verdade e ficam juntos em A Favorita novela final explicado.

Final de Catarina

Catarina se livra dos abusos do ex-marido Leonardo (Jackson Antunes) e finalmente consegue viver em paz.

Quando Leonardo descobre que Stela (Paula Burlamaqui), que se torna uma grande amiga de Catarina e se apaixona por ela, é lésbica, ele tenta estuprá-la, mas é impedido por sua ex-mulher. Ele vai preso por todos os crimes cometidos ao longo da novela.

Catarina desiste de casar com Vanderlei (Alexandre Nero) para ir em busca de sua própria felicidade sozinha, e vai viajar ao lado de Stela. Apesar do interesse romântico da moça, elas permanecem sendo apenas amigas.

Depois de ler A Favorita novela final explicado, veja também: Donatela morre em A Favorita? O que acontece na novela

+ Quem matou o pai de Lara em A Favorita?

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes