Apresentadores do Linha Direta: quem apresentava o programa?

Programa foi comandado por três jornalistas ao longo de sua história

Hélio Costa, Marcelo Rezende e Domingo Meirelles foram os apresentadores do Linha Direta. Os três jornalistas estiveram à frente do programa que foi um sucesso nos anos 2000 por ajudar a encontrar criminosos que estavam foragidos da justiça. Rezende faleceu em 2017; já Meirelles e Costa não estão mais na televisão.

O Linha Direta vai voltar para a grade da Globo, a partir de 4 de maio de 2023 e será apresentador Pedro Bial.

Hélio Costa - apresentadores do Linha Direta

O primeiro apresentador do Linha Direta foi Hélio Costa. O jornalista comandou o programa apenas na primeira fase da atração, entre março e julho de 1990.

Costa já trabalhava na Globo desde 1972, quando ingressou na emissora como correspondente em Nova York. Sua trajetória rendeu momentos marcantes, incluindo reportagens sobre a renúncia de Richard Nixon, em 1974, e o enterro do cantor John Lennon em 1980. Na época, o famoso fazia matérias especiais para o Fantástico.

Antes mesmo de se tornar apresentador do Linha Direta, Hélio já havia trocado a televisão pela vida política. Em 1986, se candidatou a deputado federal pelo estado de Minas Gerais e foi eleito. O jornalista voltou a se candidatar quatro anos depois, agora para governador, enquanto apresentava o programa investigativo na Globo, mas não conseguiu se eleger na época.

Depois que a primeira temporada do Linha Direta foi encerrada, o programa só voltou ao ar nove anos depois. Hélio Costa hoje tem com 83 anos de idade e não está mais na política.

Helio
Hélio costa apresentou o linha direta - foto: reprodução/memória globo

Marcelo Rezende

O Linha Direta voltou para a grade da Globo apenas em 1999, sob o comando do jornalista Marcelo Rezende. O programa também apresentava depoimentos das vítimas e encenação do crime utilizando atores, mas tinha mais ênfase em ser um serviço de utilidade pública.

Rezende ficou à frente do programa de jornalismo investigativo entre maio de 1999 e agosto de 2000. Dois anos depois de deixar o comando da atração, o jornalista saiu da Globo e passou a trabalhar na Rede TV. Foi apresentador dos telejornais Repórter Cidadão, Cidade Alerta e RedeTV! News até 2008, quando saiu do canal e foi para a Band.

A passagem pela emissora da família Saad foi breve: em 2010, ele foi contratado pela Record, onde trabalhou até sua morte. Rezende foi repórter especial do Domingo Espetacular e apresentador do Repórter Record, mas ficou mais conhecido por comandar o Cidade Alerta.

Em 2016, o jornalista foi diagnosticado com câncer no pâncreas com metástase no fígado. Rezende faleceu em setembro de 2017, aos 65 anos, após sofrer uma falência múltipla dos órgãos em consequência do tumor.

Marcelo
Marcelo rezende na globo - foto: reprodução/memória globo

Domingos Meirelles - apresentadores do Linha Direta

Domingos Meirelles foi o apresentador que passou mais tempo no comando do Linha Direta. O jornalista esteve no comando de 2000 a 2007, até a atração chegar ao fim. Apesar da manifestação de entidades ligadas ao Diretos Humanos, que pediram que o projeto continuasse no ar, a Globo decidiu tirar o programa do ar.

Antes do Linha Direta, o repórter já havia passado pelo Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Permaneceu na emissora até 1996, quando foi trabalhar no SBT, mas retornou à Globo em 2020 para substituir Marcelo Rezende. Ele também foi apresentador dos especiais Linha Direta Justiça e Linha Direta Mistério.

Em 2014, assinou com a Record, onde fez parte do Repórter Record Investigação, além de ter feito a narração do do programa jornalístico Câmera Record. Meirelles trabalhou na emissora até 2021, quando seu contrato chegou ao fim. Hoje, ele está com 82 anos de idade.

Domingo
Domingos meirelles foi o último apresentador do linha direta - foto: reprodução/rede globo

Melhores filmes Netflix 2022: 23 da lista New York Times para ver no Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes