Aracy Guimarães Rosa, o Anjo de Hamburgo, morreu de que?

Globo exibi minissérie baseada na vida da mulher que ajudou judeus durante a Segunda Guerra Mundial

Protagonista de Passaporte Para Liberdade, minissérie em exibição na Globo, Aracy ficou conhecida por ajudar centenas de judeu a fugirem da Segunda Guerra Mundial. Ela faleceu em 2011, em São Paulo. Aracy Guimarães Rosa morreu de que?

Aracy Guimarães Rosa morreu de que?

Aracy Guimarães Rosa faleceu em 28 de fevereiro de 2011, aos 102 anos, em São Paulo. A poliglota morreu de causas naturais, mas sofria de Mal de Alzheimer.

Ela foi a segunda esposa do renomado autor brasileiro João Guimarães Rosa e teve um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial.

Aracy trabalhava como líder do setor de passaportes no consulado brasileiro em Hamburgo. Na época, ela ajudou muitos judeus a imigrarem para o Brasil, burlando a Circular Secreta 1.127, uma regra que os proibia de desembarcarem em terras brasileiras. A funcionária concedia o visto para essas pessoas e possibilitava que eles saíssem da Alemanha.

Seus atos heroicos foram reconhecidos em todo o mundo, e Aracy recebeu o título de “Justa entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel.

Aracy
Aracy carvalho – foto: reprodução/galileu

 

Passaporte Para Liberdade

A partir de 20 de dezembro, a Globo passou a exibir Passaporte Para Liberdade, minissérie de 8 episódios que conta a história de Aracy.

A produção foi feita em parceria com a Sony e gravada toda em inglês. Sophie Charlotte interpreta a protagonista, enquanto Rodrigo Lombardi ficou com o papel do escritor.

O elenco ainda conta com Tarcísio Filho como o intérprete do cônsul Souza Ribeiro, Gabriela Petry como Taibele e João Cortês como o soldado alemão Wilfried Schwartz, além de atores alemães, italianos e israelenses.

A obra vai ao ar de segunda a quinta, às 23h40, horário de Brasília. O último episódio será exibido em 30 de dezembro, de acordo com o cronograma oficial da Globo. Após a exibição na TV, os capítulos ficam salvos para os assinantes do GloboPlay.

Leia também:

Quem foi Aracy Carvalho? Conheça a história do Anjo de Hamburgo

Você pode gostar também