Juma casa com Jove na novela Pantanal? Como foi em 1990

Protagonistas têm final feliz na novela das nove

As diferenças culturais entre Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) não vão impedir que os mocinhos fiquem juntos. Juma se casa com Jove por volta do capítulo 115 da trama original e os dois têm um final feliz na novela. Mais adiante, a protagonista fica grávida da primeira filha do casal.

Juma casa com Jove?

Juma casa com Jove em Pantanal. Se Bruno Luperi seguir a o roteiro original, a união dos dois ainda vai demorar um pouquinho para acontecer  - em 1990, a cena foi ao ar no capítulo 115. O remake da Globo ainda está por volta do episódio 50.

Antes da união, Juma é chamada pelo padre para conversar. O sacerdote pergunta se a menina-onça foi batizada, mas ela nem ao menos sabe o que é isso. Impaciente, ela diz: "eu só quero me casar com o Joventino. Ele é meu homem, eu tô 'prenha' dele".

O padre então leva a protagonista até a beira do rio e faz seu batizado. "Filha de Gil e de Maria, eu te batizo, Juma Marruá", diz o religioso.

A jovem então começa a se arrumar com a ajuda das mulheres da família de Jove. Ela fica preocupada com a ausência do noivo, mas Filó (Dira Paes) explica que ele estará esperando por ela no altar.

A cerimônia é feita na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) e gera comentários entre os convidados. "Florzô casando mais a onça Marruá. Quem diria", diz Alcides (Juliano Cazarré). Além de Juma e Jove, o casamento também celebra a união de Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito).

"Deixamos de lado vários pretextos e motivos que costumam colocar em uma cerimônia e nos ativemos apenas a um só: o amor. O amor de Jove por Juma, o amor de Tibério por Maria Rute. Essa é a razão principal que importa quando duas pessoas querem se unir pelo sagrado laço do matrimônio", começa o padre.

Juma e Jove aceitam um ao outro como marido e mulher, e comemoram a união em uma grande festa na fazenda de Zé Leôncio. Na reta final da novela, a protagonista dá à luz a primeira filha do casal, chamada Maria Marruá Leôncio.

Jove 1 1
Juma (cristiana oliveira) se casa com jove (marcos winter) em pantanal - foto: reprodução/sbt

 

Casamento é interrompido pelo Velho do Rio

O Velho do Rio não aparece no casamento do neto, mas não deixa a comemoração passar em branco. Enquanto o padre oficializa a união dos protagonista, a entidade toca seu berrante na beira do rio e é ouvido por todos os convidados da cerimônia.

Na fazenda de Zé, todos ficam em silêncio para escutar o som do berrante. O protagonista fica atordoado: "parece o meu pai".

Velho
Velho do rio (claudio marzo/osmar prado) interrompe casamento ao tocar berrante - foto: reprodução/sbt

 

É apenas no capítulo final que José Leôncio descobre que o Velho do Rio é de fato o seu pai, o velho Joventino. O protagonista tem um infarto pouco tempo depois de casar com Filó e morre. Sua alma enfim e encontra com o Velho, que lhe explica tudo o que aconteceu.

A entidade passa seu legado para Zé, que se torna o novo guardião das belezas naturais do Pantanal e passa a cuidar da sua família de longe, assim como o Velho fazia.

+ Leandra Leal interpretou filha de Juma em Pantanal 1990; relembre

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes