Luísa Vitória de Orléans e Bragança: a história da 1ª filha de Isabel

Princesa ficou grávida dez anos depois do casamento com Gastão

Em Nos Tempos do Imperador, a princesa Isabel (Giulia Gayoso) tem sofrido com a dificuldade para engravidar. O mesmo aconteceu na vida real: a filha de Dom Pedro II demorou dez anos para dar à luz ao primeiro filho. Na primeira gravidez, nasceu Luísa Vitória de Orléans e Bragança, mas a menina morreu logo depois.

O que aconteceu com Luísa Vitória de Orléans e Bragança?

Depois de dez anos fazendo os mais diversos tratamentos para conseguir gerar um filho, princesa Isabel finalmente conseguiu engravidar. A primeira gestação veio após Francisca, Princesa de Joinville e tia de Isabel, sugerir que a sobrinha se consultasse com os doutores europeus Depaul e Campbell, especialistas em obstetrícia. O tratamento custou caro para a princesa e foi realizado em Portugal. Porém, como a herdeira do trono só poderia nascer no Brasil, Isabel precisou retornar ao país para que a Luísa Vitória de Orléans e Bragança nascesse em terras brasileiras.

Os médicos explicaram que a viagem de navio, que duraria meses, poderia fazer mal para a saúde da princesa e do bebê, e apesar da tentativa de Dom Pedro II de tentar uma brecha no artigo, Isabel teve que se submeter ao deslocamento.

Em 28 de julho de 1874, com a saúde debilitada, Isabel entrou em trabalho de parto. O processo durou cinco horas, mas Luísa Vitória de Orléans e Bragança, como foi batizada ainda no útero da princesa, nasceu morta.

No ano seguinte, 1875, Isabel enfim deu à luz ao primeiro filho, Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança. Em 1878, nasceu Luís Maria, o segundo filho da princesa e Gastão, e em 1881, Antônio Gastão.

As informações foram revisadas por Marcelo Garcia Rosa, Professor de História da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, Colégio Funlec (Oswaldo Tognini) e Cursinho Morenão.

Luísa vitória de orléans e bragança
Princesa isabel, conde d'eu e os três filhos - foto: reprodução/wikimedia commons

Filhos Princesa Isabel

Princesa Isabel, cujo nome de nascimento completo foi Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, casou-se com o Príncipe Gaston d'Orléans, Conde de Eu, neto do rei Luís Philippe I, rei dos franceses, e o casal eventualmente teve três filhos sobreviventes, nascidos mais de dez anos após seu casamento. Os filhos da Princesa Isabel são: Pedro (1875-1940), Luís Maria (1878-1920) e Antônio Gastão (1881-1918)

Leia também: Quem foram os filhos da Princesa Isabel de Bragança?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes