Missa do Galo 2021: horário e como assistir hoje (24/12)

Celebração será exibida ao vivo na TV Canção Nova

Nesta sexta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, é celebrada a Missa do Galo 2021. A celebração comandada pelo Papa Francisco pode ser assistida ao vivo na internet e também será exibida na Rede Globo, gravada, um pouco mais tarde.

Como assistir a Missa do Galo 2021?

A Missa do Galo começa às 19h30 no horário local do Vaticano. No Brasil, a celebração será exibida ao vivo a partir das 15h30, horário de Brasília, na TV Canção Nova, e a partir da meia-noite na Rede Globo.

Quem quiser acompanhar a missa em tempo real, a TV Canção Nova irá exibir a celebração no horário indicado. Também é possível assistir pela internet, no canal do YouTube da emissora. Desde o ano passado, o horário da missa, que antes costumava acontecer por volta das nove da noite, foi adiantada devido às medidas para conter a covid-19.

A Rede Globo também vai exibir a Missa do Galo, tradicionalmente às 00h. Para assistir, basta sintonizar no canal ou acessar o GloboPlay, plataforma de streaming que libera gratuitamente o sinal da emissora mediante cadastro.

 

@tvcancaonova on Twitter: “Acompanhe a tradicional Missa do Galo com o Santo Padre o Papa Francisco, nesta sexta-feira, às 15:30, diretamente do Vaticano em Roma. pic.twitter.com/LGxlTJzUl6 / Twitter”

Acompanhe a tradicional Missa do Galo com o Santo Padre o Papa Francisco, nesta sexta-feira, às 15:30, diretamente do Vaticano em Roma. pic.twitter.com/LGxlTJzUl6

RELACIONADO: Por que a Missa do Galo tem esse nome?

Por que a celebração tem esse nome?

Há algumas teorias para a Missa do Galo receber esse nome, mas a origem do termo é incerta. A teoria mais famosa é a de que um galo teria cantado à meia-noite do dia em que Jesus Cristo nasceu, 25 de dezembro. Essa seria a única vez que o animal cantou em um horário diferenciado para anunciar a chegada do filho de Deus.

Há também a hipótese de que lavradores de uma região da Espanha matavam um galo, antes da meia noite, e levavam-no para a igreja para que o animal fosse distribuído entre as pessoas mais pobres que não tinham o que comer na noite de Natal.

Outras pessoas explicam que o nome da Missa do Galo foi criado devido a uma expressão do papa Sisto III, que sugeriu a criação da celebração do nascimento de Cristo “na hora que o galo canta”. Porém, há controvérsias e muitos defendem que a missa foi criada por São Telésforo, no ano 143.

Leia também: Por onde anda Kika Kalache, a Aninha de O Clone?

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes