Nos Tempos do Imperador: Ana Neri morreu de que na vida real?

Enfermeira foi um nome importante na área da saúde no Brasil.

Nome relevante da enfermagem brasileira, a morte de Ana Neri completará 142 anos em 2022. A mulher teve um importante papel durante a Guerra do Paraguai e em breve será abordada na novela Nos Tempos do Imperador. Ana Neri morreu de que? Ela está sepultada no cemitério de São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

Ana Neri morreu de que?

Ana Neri morreu vítima de uma pneumonia aos 65 anos de idade, no dia 20 de maio de 1880, no Rio de Janeiro. A enfermeira era natural de Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, e nasceu em dezembro de 1814 em uma família abastada.

Ela se casou aos 23 anos de idade com o capitão da marinha Antônio Isidoro Néri, foi a partir daí que ela assumiu o sobrenome Neri, o nome de solteira da enfermeira era Ana Justina Ferreira - As grafias Anna Nery, Ana Néri e Ana Nery também são aceitas.

Com menos de 10 de casamento, Ana Neri ficou viúva; seu marido morreu em 1844, aos 43 anos de idade, em serviço na Marinha. Ela perdeu o marido antes de completar 30 anos.

Do casamento, lhe restou os filhos Pedro Antônio Néri, Justiniano Néri e Isidoro Néri. Quando os rapazes foram convocados para a Guerra do Paraguai, a mulher quis acompanhá-los e por isso enviou uma carta ao presidente da Província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, para se oferecer como voluntária. Quando recebeu a permissão para cuidar dos feridos no campo de batalha, ela viajou ao Rio Grande do Sul e aprendeu o ofício com irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo.

Neri fez seu nome ao atuar na Guerra do Paraguai e após o término do conflito, foi agraciada com um decreto de Dom Pedro II, que determinava para Ana uma pensão vitalícia, além de homenagens oficiais. Ana Neri faleceu 10 anos após o desfecho da guerra que marcou a história da América Latina.

Enfermeira baiana que atuou na guerra do paraguai
Mulher é nome muito lembrado na área da enfermagem brasileira - foto: domínio público/reprodução

Neri em Nos Tempos do Imperador

O papel ficou nas mãos da veterana Suzana Ribeiro, atriz carioca de 52 anos que ainda não apareceu na novela, mas ganhará cenas ainda esse mês. Seus primeiros momentos serão ao lado de Pilar (Gabriela Medvedovski), ela falará para a médica sobre a situação da Guerra do Paraguai e contará que vai viajar para cuidar dos feridos, o que incentivará a moça a fazer o mesmo.

A forma que Ana Neri morreu não deve ser mostrada na novela, pois o folhetim será finalizado em 1870, no final do conflito.

Atriz
Imagem da atriz caracterizada como ana ainda não foram reveladas - foto: reprodução/instagram/susanaribeiro_atriz

 

Leia também

Mercedes será a filha de Dolores em Nos Tempos do Imperador

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes