Proclamação da República: o que aconteceu com Dom Pedro II?

Família imperial foi exilada do Brasil

Em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a república no Brasil. O levante aconteceu devido à insatisfação dos militares e civis com a monarquia, que se articularam para derrubar a família real do poder. Dom Pedro II e seus parentes foram exilados do país após a Proclamação da República, e o marechal Deodoro da Fonseca foi nomeado presidente.

Como aconteceu a Proclamação da República?

A Proclamação da República foi resultado de um longo processo de insatisfação com a monarquia. Logo após o fim da Guerra do Paraguai, o governo monárquico começou a entrar em crise, segundo informações do Brasil Escola.

Em 1870, foi lançado o Manifesto Republicano, uma série de novas ideias políticas que ganhou força por meio do movimento republicano. A monarquia foi ficando cada vez incapaz de atender os interesses da sociedade brasileira, além de disputas políticas e consolidação do Exército como uma instituição profissional fortalecerem a crise.

Outros motivos também levaram ao fortalecimento das ideias republicanas. A Igreja católica estava descontente com Dom Pedro II, que muito interferia nas decisões da instituição. Além disso, os grandes proprietários de terras ficaram imensamente insatisfeitos com a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil.

O grupo de pessoas insatisfeitas foi crescendo cada vez mais, até que as ideias de revolta se tornaram uma conspiração. Em novembro de 1889, os conspiradores aguardavam apenas a participação do Marechal Deodoro para darem o golpe na monarquia. Quando Deodoro, que era um monarquista, aderiu ao movimento, começou então a proclamação.

No dia 15, os militares tomaram o poder, e foi formado um governo provisório sob o comando de Marechal Deodoro da Fonseca.

Dom pedro ii proclamação da república
Foto: reprodução

Dom Pedro II após a Proclamação da República

Após a tomada do poder pelos militares, Dom Pedro II e toda a família imperial foram exilados. Eles receberam um informe que deveriam deixar o Brasil e nunca mais retornar.

A família real foi para Lisboa, mas também não foram bem-vindos lá e seguiram destinos diferentes. Teresa Cristina morreu em Porto, cidade de Portugal, três semanas após sua chegada na Europa. Em seu leito de morte, ela teria dito: "Não morro de doença, morro de dor e de desgosto. Sinto a ausência das minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda. Não posso lá voltar”.

Após perder Teresa Cristina, Dom Pedro II se estabeleceu em Paris, onde ficou até a sua morte, em 1891. Ele teve pneumonia e faleceu aos 66 anos.

A Princesa Isabel também partiu para a França, onde seu marido Gastão de Orléans possuía residência. Leopoldina já morava na Europa com o Augusto, Duque de Saxo-Coburgo-Gota.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes