Qual a última praga do Egito em Os Dez Mandamentos

Folhetim é exibido de segunda a sexta na faixa das 21h.

Nos próximos capítulos de A Bíblia, que compila as reprises de Gênesis, Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, o povo do Egito vai lidar com a décima e última praga, a que deixará os hebreus livres de uma vez por todas. Como foi a última praga do Egito em Os Dez mandamentos? Moisés (Guilherme Winter) alertou Ramsés (Sérgio Marone), que não o ouviu e pagou caro por isso.

Última praga do Egito em Os Dez Mandamentos

A última praga do Egito matou todos os primogênitos das famílias egípcias na novela Os Dez Mandamentos, já os hebreus não foram atingidos de forma alguma. As cenas acontecem da seguinte forma no folhetim da Record, Moisés visita Ramsés após 9 pragas atingirem o reino e o alerta que a próxima maldição sobre a terra do Egito será a morte de todos os primogênitos, sejam eles pessoas ou animais.

O faraó expulsa Moisés do palácio e em seguida o escolhido por Deus é abordado por Ikeni (Vitor Pecoraro), que pede que ele livre o Egito da última praga em Os Dez Mandamentos. Moisés explica que não há nada que possa fazer até que o faraó acredite nele e livre seu povo da escravidão.

Moisés compartilha as instruções dadas por Deus para os hebreus, que todos devem passar sangue de cordeiro nas portas de suas casas para que o Anjo da Morte não os visite. Também é dito para que todos fiquem em casa até que a última praga seja concluída.

O Egito então é visitado por um Anjo da Morte enviado por Deus, com exceção dos hebreus, todas as famílias do reino de Ramsés perdem o seu filho mais velho, inclusive o próprio faraó.

Depois disso, Ramsés permite que o povo de Israel deixe as terras do Egito.

Última praga do Egito na Bíblia

A última praga do Egito abordada em Os Dez mandamentos é retratada da mesma forma que é citada na Bíblia. Os filhos primogênitos dos egípcios morrem, já os herdeiros dos hebreus são protegidos.

A passagem é abordada nos capítulos 11 e 12 do livro de Exôdo, o segundo das escrituras. A diferença entre a abordagem da novela e da Bíblia está na existência de alguns personagens que não são reais, como o soldado Ikeni, que pede a ajuda de Moisés quando descobre o que acontecerá quando a última praga atingir o Egito - A versão online da Almeida Corrigida Fiel foi consultada.

Novela os dez mandamentos
Moisés (à esquerda) e ramsés em luto pelo filho (à direita) - foto: reprodução/record

Abertura do Mar Vermelho

Depois que a última praga do Egito atinge o reino de Ramsés em Os Dez Mandamentos, o soberano deixa que o povo de Israel parta, no entanto, pouco depois, tomado pelo ódio, o faraó volta atrás de sua decisão. O rei passa a perseguir os hebreus ao lado de seus soldados.

Em fuga, o povo de Israel dá de cara com o Mar Vermelho. Desesperados, parece que eles serão alcançados pelos egípcios, mas é aí que acontece um dos momentos mais lembrados da história de Moisés. O escolhido por Deus conversa com o soberano, que concede um milagre. O Mar Vermelho é aberto e então todos os hebreus conseguem atravessar em segurança.

Quando o povo de Israel passa pela abertura, o Mar Vermelho é fechado e os soldados egípcios morrem afogados. Relembre ao assistir a cena da novela:

Qual novela vai substituir A Bíblia?

Reis é a próxima novela da Record, com estreia prevista no primeiro semestre de 2022. A Produção é totalmente inédita e está em processo de gravação. A trama vai abordar a transição do governo de Israel, que passou da era dos juízes para a monarquia.

Por enquanto, a Record tem divulgado Reis como "em breve". A atual novela do horário nobre da Record, A Bíblia, está na reprise de Os Dez Mandamentos (2015), a terceira e última fase do folhetim abordará A Terra Prometida, lançada em 2016.

Atores confirmados em Reis

Alguns nomes já foram divulgados pela emissora para a próxima novela bíblica da Record, entre eles estão até alguns que apareceram recentemente nas telinhas, em Gênesis, como Bruno Suzano que viveu Uriel na trama, Bruno Ahmed que interpretou Caleb, Anselmo Vasconcelos que foi Ismael, entre outros.

Além desses artistas, também estão confirmados no elenco de Reis os atores: Silvia Pfifer, Dudu Pelizzari, Roberto Bonfim, Vinícius Redd, Daniel Blanco, Pâmela Tomé, Tais Pacholek, Giselle Tigre, Rafael Gevú, Caetano O’Maihlan, Fernando Pavão, Brancva Messina, Giovani Dopico, Alex Morenno, Felipe Silcler, Ariane Botelho, Edu Porto; Bruno Franklin, Prisma da Matta, Hugo Carvalho e Karla Hill.

Atores
Bruno suzano (à esquerda), bruno ahmed (centro) e anselmo vasconcelos (à direita) na novela gênesis - foto: reprodução/record

 

Leia também

Os Dez Mandamentos: conheça o ator que interpreta Arão na novela

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes