Quem é Tenório em Pantanal: personagem aparece na 2ª fase

Personagem é interpretado por Murilo Benício no remake da TV Globo.

Quem é Tenório em Pantanal? O personagem de Murilo Benício na nova versão da novela de Benedito Ruy Barbosa chegou ao folhetim na nova fase e ainda vai deixar muita gente com raiva. Um vilão sem escrúpulos, o mau-caráter faz a vida da esposa, e muitos outros personagens, um verdadeiro inferno.

Quem é Tenório em Pantanal?

Tenório é filho de boias-frias que morreram em um acidente quando ele ainda era criança. Ele é casado com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), com quem teve uma filha, Guta (Julia Dalavia). O que muita gente ao redor do personagem não sabe é que ele mantém uma segunda família em São Paulo.

A outra mulher de Tenório se chama Zuleika (Aline Borges) e é mãe de três filhos, Renato, Roberto e Marcelo. Entre algumas das diferenças entre a versão original e o remake da TV Globo, Zuleika sabe que Tenório é casado com Maria Bruaca, mas continua no lugar de amante. Apesar de não ter problema com a posição de segunda mulher, a atriz Aline Borges contou pouco antes da estreia da novela que sua personagem insiste para que Tenório pare de mentir para a esposa e conte sobre a relação deles.

Machista, conservador e grosseiro, Tenório trata muito mal Maria Bruaca, ele é o responsável pelo apelido de "bruaca" da mulher, que sofre com a desfeita do marido e os constantes abusos do vilão. Apesar de não ter mais nenhum amor ou carinho por Maria Bruaca, Tenório fica possesso de raiva quando descobre que a esposa tem um caso com o peão Alcides. Por isso, ele castra o rapaz.

Além disso, Tenório em Pantanal é quem é o responsável pela desgraça na vida dos Marruá. O casal perdeu as terras que comprou no Paraná, o que resultou na morte de um dos filhos deles, Chico. Apesar de só dar as caras na segunda fase da novela, Tenório é citado no primeiro capítulo do folhetim como o responsável pela venda falsa das terras.

Final de Tenório em Pantanal

Depois da castração de Alcides, Tenório morre em Pantanal. Nos últimos capítulos da novela, o mau-caráter tem um novo embate com o amante de sua esposa, que consegue enfiar uma lança na barriga do personagem.

Tenório quase atira em Alcides, mas o marido de Maria Bruaca é distraído por Zaqueu (nome do personagem foi trocado para Zaquieu no remake), que também tem uma arma. Quando atira em Zaqueu, Tenório é atingido por Alcides na barriga. Por fim, Alcides jogo o corpo de Tenório no rio.

Personagem não ganhou chamada solo ainda, mas apareceu nas primeiras divulgações de elenco da novela:

Antes e depois - Versão de 1990 x 2022

Em 1990, Tenório foi interpretado por Antônio Petrin, que na época estava com 52 anos de idade. O intérprete do vilão da versão original hoje tem 83 anos e está afastado das telas desde 2020. O último trabalho do famoso foi o filme Compro Likes. A última novela de Petrin foi Escrava Mãe, da Record TV, em 2016. Ele interpretou o coronel Custódio Avelar na trama.

Em 2022, o papel passou para as mãos de Murilo Benício, que tem uma idade próxima a de Petrin na época da novela da Manchete, o ator carioca vai completar 51 anos em julho deste ano. Benício revelou em papo com a imprensa pouco antes da estreia do remake que nunca assistiu Pantanal. Quando a novela foi exibida na Manchete, em 1990, o ator vivia nos Estados Unidos.

Depois de conquistar o papel de Tenório em Pantanal, Benício optou por não assistir o folhetim, para criar sua própria versão do personagem.

Quem é tenório em pantanal
Antônio petrin como tenório em pantanal em 1990 e murilo benício em 2022 - foto: reprodução/globo

Filhos de Tenório vivem romance polêmico na novela

Marcelo e Guta viverão um romance proibido na segunda fase da novela Pantanal. Filhos de Tenório com mulheres diferentes, o namoro será polêmico. Porém, é revelado no final do folhetim que o incesto não existe na relação, já que Marcelo não é filho biológico de Tenório.

Na versão original da novela, Zuleika esconde a verdade do amado, até que ele descobre o romance de Marcelo e Guta, que chega a ficar grávida. A amante de Tenório revela então que Marcelo é filho de outro homem e que por isso pode se relacionar livremente com Guta.

Guta e marcelo
Guta é papel de julia dalavia e marcelo é lucas leto - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Personagens segunda fase Pantanal: conheça o novo elenco da novela

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes