Quem foi José de Alencar em Nos Tempos do Imperador?

Escritor será mais oponente de Dom Pedro II

O famoso escritor José de Alencar (1829-1877) tem aparecido em Nos Tempos do Imperador. Interpretado pelo ator Alcemar Vieira, a figura conhecida nacionalmente aparece como mais um político que cai na lábia de Tonico Rocha (Alexandre Nero). Para quem não sabe, além de ter escrito alguns dos maiores títulos da literatura brasileira, Alencar foi deputado provincial no Ceará em 1860.

José de Alencar em Nos Tempos do Imperador

Na atual novela das seis, José de Alencar é um dos deputados eleito pela província do Ceará. Ele é mais um personagem que vai se opor a Dom Pedro II (Selton Mello) e ficar do lado do vilão da história, Tonico.

Alencar também vai arrumar briga com o Barão de Mauá, interpretado por Charles Fricks. De acordo com o Notícias da TV, a diferença entre os dois vai ficar ainda mais aparente no plenário, já que o Barão será um dos apoiadores da industrialização do Brasil.

Além disso, também será mostrada a amizade do escritor com Machado de Assis (1839-1908), interpretado por Renan Monteiro.

José de alencar nos tempos do imperador
Alcemar vieira é josé de alencar em nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

 

Vida real

Famoso por ter escrito O Guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874), entre outros títulos, José de Alencar também ingressou na política na vida real. Ele foi formado em Direito e atuou como jornalista.

Ele foi eleito deputado pela província do Ceará três vezes consecutivas e ocupou o cargo de Ministro da Justiça entre 1868 e 1870. Alencar também foi eleito senador, mas acabou sendo impedido por Dom Pedro II de exercer o cargo por tê-lo criticado em cartas políticas abertas. A informação é do Mundo Educação.

O deputado era militante do Partido Conservador e defendia a escravidão. Ele morreu em 1877, aos 48 anos, vítima de tuberculose.

Nos Tempos do Imperador é exibida de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes