Conheça os filhos da Princesa Leopoldina de Bragança

Na vida real, Leopoldina se casou com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota

Nos Tempos do Imperador, atual novela das seis, tem despertado a curiosidade do público sobre a vida da família real. Atualmente na trama, Dom Pedro II (Selton Mello) está em busca de um pretendente para Isabel (Giulia Gayoso). Mas Pierre (Gabriel Falcão), que veio ao Brasil para conhecer a herdeira do trono, desperta o interesse também de Leopoldina (Bruna Griphao). Com quem a princesa Leopoldina se casa e quem foram os filhos dela na vida real?

Filhos da Princesa Leopoldina de Bragança

Assim como mostra o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, os casamentos eram arranjados e visavam acordos políticos. Em um primeiro momento, Leopoldina se casaria com o Conde D’Eu, enquanto Isabel se uniria a Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota. Porém, houve maior afinidade entre Dina e Luís, que acabaram se casando, enquanto Isabel escolheu o Conde para consagrar a união. As informações são do Aventuras na História.

Leopoldina e Luís Augusto se casaram em 1864, e a princesa passou a viver divida entre o Brasil e a Europa. Cansados da vida em dois países, os dois foram morar em Viena. A princesa abdicou do título de princesa brasileira em nome de seu casamento, assumindo o então o título de princesa de Saxe-Coburgo-Gota.

Na primeira gravidez, Leopoldina sofreu um aborto espontâneo. Tempos depois, ela engravidou novamente. O primeiro filho do casal foi Pedro Augusto (1866-1934), que se tornou um homem culto, refinado e o neto favorito de seu avô Dom Pedro II. Ele seria o herdeiro do trono, mas dez anos depois do casamento de Isabel e Conde D'Eu, nasceu o primeiro filho do casal, que se tornou o primeiro na linha de sucessão.

Pedro Augusto sofria com surtos psicóticos e paranoias, que foram agravados pela viagem de navio feita pela monarquia após a proclamação da República, que os forçou a ir para o exílio na França e no Império Austro-Húngaro. O filho mais velho de Leopoldina passou até a se tratar com o famoso psicanalista Sigmund Freud. Após uma tentativa de suicídio, ele foi internado pelo seu pai Luís Augusto em um manicômio, onde ficou por 41 anos. Ele morreu aos 68 anos.

Luís Augusto e Leopoldina tiveram outros três filhos: Augusto Leopoldo (1867-1922), José Fernando (1869-1888) e Luís Gastão (1870-1942). A princesa sempre vinha ao Brasil quando as crianças estavam perto de nascer. Porém, no nascimento do último filho, ela decidiu ficar na Áustria, onde Gastão nasceu.

Filhos da princesa leopoldina
Pedro augusto, josé e augusto leopoldo - foto: reprodução/wikimedia commons/aventuras na história

 

Leopoldina vai se casar na novela?

Por enquanto em Nos Tempos do Imperador, Leopoldina está interessada na pretendente da irmã, o príncipe Pierre (Gabriel Falcão).

A caçula alfineta Isabel, que já começa a pensar no casamento com o rapaz. “A não ser pelo fato de ele não ter demonstrado nenhum interesse especial nesse casamento”, diz Dina. “Além do quê, pode acontecer de ele se interessar por outra pessoa. Por mim, por exemplo!”.

“Sei que estão na idade de sonhar com príncipes encantados, mas suas altezas devem lembrar que um casamento real é, antes de tudo, um arranjo político, um acordo em que amor, paixão, infelizmente nem sempre tomam parte. Portanto, eu as aconselharia a não cultivarem ilusões de uma princesa de contos de fada”, afirmará Luísa (Mariana Ximenes), em uma tentativa de acalmar os ânimos das princesas.

Ainda não se sabe se Pierre se casará de fato com Isabel ou se interessará por Leopoldina.

Acompanhe tudo sobre novela no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes