Ratched: tudo sobre a decor e o figurino da nova série da Netflix

A série de terror, baseada no filme ‘Um Estranho no Ninho’, é uma superprodução cheia de estilo e inspirações belíssimas dos anos 1940.

0 978

Há duas semanas, a Netflix estreou mais uma de suas grandes produções originais. O lançamento de Ratched, aliás, foi um dos mais assistidos na plataforma em diversos países, inclusive o Brasil.

A série, de Ryan Murphy e Ian Brennan, é um suspense sombrio que se passa no ano de 1947 e narra a história da enfermeira Mildred Ratched. Quem interpreta a personagem é a atriz Sarah Paulson.

Mildred Ratched
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Na trama, ela faz de tudo para conseguir um emprego no hospital psiquiátrico de luxo da cidade de Lúcia, na Califórnia. Apesar de interpretar o papel de funcionária dedicada e eficiente, a enfermeira Ratched é, na verdade, uma mulher fria e manipuladora. Mais que isso, é perversa e sádica. Além disso, é capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

A inspiração para a protagonista foi a personagem – de mesmo nome – do filme Um Estranho No Ninho, de 1975. A diferença é que a produção da Netflix apresenta a vida de Ratched antes disso. Ou seja, o seriado explica suas origens e como ela se tornou a pessoa monstruosa que vemos no longa metragem.

Mas não é apenas o roteiro da série que chama a atenção. O visual de Ratched é incrível, com ambientação nas paisagens costeiras da Califórnia e uma paleta de cores focada, principalmente, em tons de verde. Ademais, os cenários e os figurinos inspirados nos anos 1940 são impecáveis. Agora, você confere um pouco mais sobre esses dois grandes elementos da série.

 

Os figurinos de Ratched

elegância dos anos 1940
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Em primeiro lugar, é interessante notar que Ratched é uma obra visualmente intensa e forte. Assim, as cores vibrantes ajudam a compor a atmosfera tanto da história quanto dos personagens. O vermelho simboliza perigo e sinal de alerta, e também representa emoções mais fortes. No entanto, não aparece em nenhuma roupa.

Por outro lado, há muitos tons de verde, presente, por exemplo, no uniforme das enfermeiras. A cor se associa à saúde e segurança comuns à hospitais, um contraste evidente aos horrores que ocorrem ali. Além disso, há cenas com Mildred que recebem luzes em um verde mais escuro, ressaltando características como ambição, luxúria, maldade e ganância.

equipe de enfermagem da série
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Por falar em Mildred, a inspiração para o figurino da personagem principal de Ratched foram modelos da década de 1940 da famosa marca Christian Dior. Ela usa diferentes silhuetas, estilos e cores. Tudo isso muda de acordo com o grupo ou personagem com quem ela se relaciona. Assim, há muita variedade de looks ao longo dos episódios.

figurino de Mildred Ratched
O figurino de Mildrred Ratched muda de acordo com as situações que a personagem vive. Imagem: Divulgação / Netflix

 

Um dos trajes mais elegantes da primeira temporada surge logo no primeiro episódio. Enquanto busca uma vaga no hospital psiquiátrico, a enfermeira veste um tailleur amarelo com saia rodada e casaco com cintura marcada.

figurino de Ratched
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Outra personagem de destaque é Lenore Osgood, vivida por Sharon Stone. Ela é uma herdeira milionária e misteriosa que vive em uma mansão luxuosa, tem um macaco de estimação e figurinos icônicos de causar inveja – sempre cheios de glamour e poder.

Sharon Stone
Sharon Stone interpreta Lenore Osgood. Imagem: Divulgação / Netflix

 

Sharon Stone
Imagem: Divulgação / Netflix

 

personagens de Ratched
Os atores Sophie Okonedo e Jon Jon Briones em figurinos dos anos 1940. Imagem: Divulgação / Netflix

 

Os cenários e a decoração da série

cenários de Ratched
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Tão impressionantes quanto os figurinos são os cenários de Ratched. O hospital é amplo e requintado, no estilo pós art deco. Lembra, aliás, um hotel boutique. Por isso, segundo a equipe de design de produção, foi uma das locações mais complexas da série.

cenários da série
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Ali, vemos paredes estampadas e coloridas, poltronas de veludo e cortinas pesadas. Grande parte do mobiliário foi criado especialmente para esses ambientes. Para as cenas externas, eles usaram a mansão do King Gillette Ranch, em Malibu Creek.  A arquitetura do lugar é do final dos anos 1920. Já os ambientes internos foram reproduzidos em estúdios da FOX.

quarto do hospital
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Outro cenário exuberante é a mansão onde vive a herdeira Lenore Osgood. Além de passar a imagem de riqueza e extravagância, a locação foi baseada em uma visão cheia de estereótipos do continente asiático. Ao redor das salas há inúmeros detalhes como bonsais, sedas e estampas orientais, assim como santuários e jardins.

mansão da série Ratched
Imagem: Divulgação / Netflix

 

cenários da série
Imagem: Divulgação / Netflix

 

Sharon Stone
A personagem Lenore Osgood em sua mansão. Imagem: Divulgação / Netflix

 

Ratched foi sucesso com o público, mas o enredo e a direção dividiram as opiniões dos críticos. Isso se deve, principalmente, ao controle narrativo da obra e às comparações com o filme de 1975. Entretanto, ainda que não seja unanimidade entre espectadores e críticos, vale a pena assistir à série nem que seja para se inspirar e admirar o trabalho majestoso de seus cenários, figurinos e maquiagem.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes