Solano López declara guerra ao Brasil em Nos Tempos do Imperador

Paraguaio vai se aliar a Tonico para derrotar Pedro

Solano López (Roberto Birindelli) vai avançar com seus planos de derrotar Dom Pedro II (Selton Mello) em Nos Tempos do Imperador. Nos próximos episódios da trama, o presidente paraguaio, que irá aparecer de surpresa no gabinete do marido de Teresa (Letícia Sabatella), irá declarar o confronto ao país, dando início à Guerra do Paraguai.

Solano López começa Guerra do Paraguai em Nos Tempos do Imperador

Em cenas previstas para irem ao ar em 12 de novembro, Solano vai se aliar a Tonico (Alexandre Nero) para destruir Pedro. Ele chega ao Rio de Janeiro sem ser anunciado e o imperador chega a ver o paraguaio pelas ruas, mas Teresa diz que ele se confundiu. Enquanto isso, o deputado e o ditador comemoram o susto que deram no pai de Isabel (Giulia Gayoso).

É então que Solano surpreende Pedro em seu gabinete. O governante paraguaio ameaça os imperadores. Mais tarde, Luísa (Mariana Ximenes) aconselha Pedro a evitar um guerra com López, mas Caxias avisa que as tropas brasileiras já chegaram ao Uruguai.

No capítulo previsto para ir ao ar em 19 de novembro, sábado, o general irá declarar guerra ao Brasil.

solano lópez nos tempos do imperador
Solano López (Roberto Birindelli) em Nos Tempos do Imperador – Foto: Reprodução/Globo

 

O que aconteceu na vida real?

Até hoje os historiadores divergem sobre o que realmente culminou na Guerra do Paraguai, o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul.

Alguns especialistas defendem que o conflito era parte do plano do ditador de expandir suas terras e conquistar mais territórios. Há também outra versão para os motivos que levaram à guerra.

De acordo com a BBC Brasil, o confronto teve início devido a um conflito interno no Uruguai.  O Partido Colorado, aliado do Brasil, começou uma revolução para derrubar Bernardo Prudencio Berro, do partido Nacional.

O Paraguai entra na história quando Solano López sai em defesa do governo uruguaio e ordena a captura de um barco mercante brasileiro, além de invadir o território do Mato Grosso, alvo de disputa entre os dois países.

A guerra aconteceu entre 1864 e 1870, e terminou quando Solano López foi morto por um soldado brasileiro.

Você pode gostar também
buy cialis online