Solano López quis casar com a Princesa Isabel na vida real?

Na novela, pedido foi feito quando a herdeira ainda era criança

Em Nos Tempos do Imperador, uma cena chamou a atenção do espectadores. Um flashback de uma memória de Dom Pedro II (Selton Mello) mostrou que Solano López (Roberto Birindelli) quis casar com a Princesa Isabel (Giulia Gayoso), e a majestade negou conceder a mão de sua filha ao paraguaio. Isso aconteceu na vida real?

O que aconteceu na novela?

Nas vésperas do casamento de Isabel com Gastão (Daniel Torres), a herdeira recebeu um presente inusitado. Ao abrir a caixa, a jovem se deu conta que havia ganhado um rifle. “A princesa pode precisar”, diz o bilhete.

Assustada, ela pergunta ao seu pai quem enviou aquilo. É então que Pedro se lembra de um encontro que teve com Solano López quando a princesa ainda era criança. Na época, López pediu para se casar com Isabel, o que foi prontamente negado por Pedro. O paraguaio ainda fez ameaças ao imperador.

“Esse homem não tem limites! Como esse presente chegou até aqui? Será que ele está no Brasil?”, questionou Pedro.

solano lópez quis casar com princesa isabel
Isabel (Giulia Gayoso) se assusta com o presente de Solano López (Roberto Birindelli) – Foto: Reprodução/Globo

 

Solano López quis casar com a Princesa Isabel?

De acordo com matéria publicada pelo Aventuras na História, com base na afirmação do historiador Alberto Luiz Schneider à revista Veja, não há evidências de que López tenha feito essa visita ao imperador e proposto um casamento com Isabel.

Mas, segundo escritos de Charles Ames Washburn e conforme descrito pelo diplomata no livro History of Paraguay (1871), Solano López tinha interesse em se casar com a princesa brasileira para promover a junção dos dois impérios.

Nos próximos capítulos da novela, López dará início à Guerra do Paraguai. O ditador paraguaio vai aproveitar que todos estão distraídos com o casamento de Leopoldina (Bruna Griphao) e Augusto (Gil Coelho) para invadir o território do Mato Grosso.

“O Paraguai está ameaçado. O Brasil invadiu o Uruguai. Não vamos esperar que nos ataquem! Vamos tomar o Mato Grosso. Avante”, dirá o vilão. Ele ainda irá cuspir na bandeira brasileira e vai declarar guerra contra Pedro.

Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.

Você pode gostar também
buy cialis online