Dia de Iemanjá 2022 hoje: 2 de fevereiro é dia de a Rainha do Mar

O orixá também é um dos regentes do ano

O dia 2 de fevereiro é especial para os baianos e religiosos porque nessa data é celebrado o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. Atualmente, o Dia de Iemanjá é amplamente celebrado em todo o estado da Bahia e também por outros cantos do Brasil. Onde há mar, há pessoas fazendo oferendas e pedidos. Em 2022, apesar da pandemia, as homenagens devem continuar , porém de forma mais discreta.

 

Dia de Iemanjá em 2022

Para a umbanda e o candomblé, Iemanjá é um dos orixás que regem o ano de 2022. Isso significa que, segundo as previsões, este deve ser um ano de mudanças, promovendo a união familiar e principalmente as transformações internas. Iemanjá deve trazer ainda um pouco de conforto às pessoas que perderam familiares, com uma mensagem de esperança e amor.

Em 2021, a data foi celebrada na Praia do Rio Vermelho, principal local de celebrações à mãe de todos os orixás, sem a presença de público. Em 2022, o Dia de Iemanjá também terá comemorações mais discretas pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de Covid-19. Em Salvador, por exemplo, a Praia do Rio Vermelho será fechada para o público.

Quem é Iemanjá?

Reza a lenda que a data foi escolhida porque, no início dos anos 1920, pescadores de Salvador, na Bahia, decidiram fazer oferendas para Iemanjá no dia 2 de fevereiro. O objetivo era pedir mais fartura nas pescarias, já que ela é considerada a rainha de todas as águas e a mãe de todos os orixás e poderia resolver o problema dos pescadores. O pedido foi atendido e depois disso a data foi adotada como um dia especialmente dedicado a agradecer à Rainha do Mar.

Desde então, o dia 2 de fevereiro é considerado o Dia de Iemanjá. Todos os anos nesta data, devotos e simpatizantes fazem rituais de pedidos e oferendas à Rainha do Mar. Nas praias brasileiras, flores, comidas, perfumes e bebidas são entregues ao mar em pequenas embarcações. Além disso, velas e mais flores enfeitam as areias.

Os pedidos mais comuns são aqueles ligados à proteção, à maternidade e à família, estudos e trabalho e aspectos emocionais relacionados à autoestima, já que Iemanjá também é considerada vaidosa. No catolicismo, Iemanjá está associada à Nossa Senhora dos Navegantes.

A imagem da Rainha do Mar é representada por uma mulher branca com cabelos escuros e compridos, que usa um longo vestido azul e está sempre cercada pelas águas.

Oração Dia de Iemanjá 2022 para pedir proteção

Velas
Oração pede proteção no dia de iemanjá. Foto: hakan erenler/pexels

“Minha Mãe, Rainha do Mar, leve para o fundo do mar todas as energias negativas, toda a inveja, todas as demandas e todas as dificuldades que estiverem em minha vida.

Leve para o fundo do mar todas as decepções e tristezas, me afaste das pessoas que não me desejam o bem, que possuem sentimentos contrários de Vós.

Traga do fundo do mar o axé, a paz, a harmonia, o amor, mantendo minha família unida e próspera.

Proteja a mim e aos meus, de todos aqueles que nos desejam mal, que nos desejam o pior, fazendo com que a sua maré os afaste de nossas vidas.

Que com suas águas salgadas, limpe o meu coração de todas as mágoas, fazendo com que o equilíbrio, a paz e alegrias sejam permanentes em minha vida.

Minha amada Mãe, Rainha do Mar a da Calunga Grande, traga a prosperidade, o bom trabalho e a abundância material. Que todos os meus esforços sejam recompensados por Vós. Odoyá, mãe!”

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes