Navegar por categoria

Cultura

Leia as principais notícias sobre Cultura no DCI. Acompanhe todas as novidades ligadas à música, cinema e literatura.

Cultura

Conforme a Universidade Estadual do paraná, este conceito ‘é amplo e abre margem para diversas abordagens. No entanto, no espaço concernente à nossa esfera de atuação, isto é, na Universidade, o termo pode ser abordado dentro de, ao menos, duas perspectivas, as quais, inclusive, fazemos questão de citá-las sumariamente. Referimo-nos à matização do conceito no âmbito da antropologia e da sociologia com intuito de elucidar o papel da UENP frente ao trabalho realizado. No âmbito da antropologia, registra Isaura Botelho que “a cultura se relaciona através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar, agir e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças, estabelecem suas rotinas”.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o conceito em tela considera a cultura em dimensão mais abrangente, que engloba outras perspectivas, e que a entende como fruto da interação social humana. Em outras palavras, isso quer dizer que, nesse viés, a cultura é tudo que define e orienta as nossas atividades diárias, os nossos costumes, os nossos hábitos.

Passemos, então, à segunda definição do tema, que é compreendida em perspectiva sociológica. Segundo a pesquisadora, “a dimensão sociológica da cultura se refere a um conjunto diversificado de demandas profissionais, amadoras, institucionais, políticas e econômicas, o que a torna visível e palpável. Ela é composta por circuitos organizacionais variados e complexos, passando a ser naturalmente o foco de atenção de políticas culturais”.

Isto significa que a cultura passa a ser entendida enquanto cadeia de expressões artísticas que se assenta sobre três pilares: criação, circulação e fruição de bens artísticos e culturais. Como se vê, a cultura se aproxima da realidade artística que, como direito, deve passar por um processo de institucionalização e estar ao alcance das comunidades, da população. Nesse contexto, os governos federal, estadual e municipal possuem um papel importantíssimo no processo de organização de políticas culturais que devem atender às demandas sociais.’