Confira as datas comemorativas de fevereiro em 2022

Fevereiro tem Dia de Iemanjá e Dia Mundial contra o Câncer, confira datas

Definido pelo calendário cristão, o Carnaval não tem data fixa, mas normalmente cai em fevereiro, que, apesar de ser o menor mês do ano, é recheado de datas para celebrar. Entre as datas comemorativas de fevereiro de 2022, estão o Dia de Iemanjá, o Dia Mundial contra o Câncer e o Dia da Amizade. Confira o calendário.

Quais são as datas comemorativas em fevereiro de 2022?

Embora seja o menor mês do ano, fevereiro conta com muitas datas comemorativas. Em 2022, no entanto, o Carnaval será em março, ao contrário do que geralmente ocorre. Mas a celebração da folia começa ainda neste mês. Isso porque a terça-feira de Carnaval será no primeiro dia de março.

Algumas datas relevantes são celebradas neste mês, como o Dia de Iemanjá (2), por exemplo, que é amplamente comemorado por todos os cantos do país. Também merece destaque o Dia Mundial contra o Câncer (4), instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para promover a conscientização a respeito da doença e o Dia da Amizade (14), que também é o Dia de São Valentim.

O calendário de datas comemorativas de fevereiro de 2022, portanto, será assim:

1º de fevereiro: Dia do Publicitário

2 de fevereiro: Dia do Agente Fiscal e Dia de Iemanjá

4 de fevereiro: Dia Mundial contra o Câncer

5 de fevereiro: Dia do Datiloscopista

6 de fevereiro: Dia do Agente de Defesa Ambiental e Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

7 de fevereiro: Dia do Gráfico

10 de fevereiro: Dia do Atleta Profissional

11 de fevereiro: Dia do Zelador e Dia Mundial do Enfermo

12 de fevereiro: Dia de Darwin

13 de fevereiro: Dia Mundial do Rádio

14 de fevereiro: Dia Internacional da Doação de Livros, Dia da Amizade e Dia de São Valentim

15 de fevereiro: Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância

16 de fevereiro: Dia do Repórter

18 de fevereiro: Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

19 de fevereiro: Dia do Esportista

20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

21 de fevereiro: Dia da Conquista do Monte Castelo

22 de fevereiro: Dia do Auxiliar de Serviços Gerais

24 de fevereiro: Dia da Promulgação da 1ª Constituição Republicana

26 de fevereiro: Dia do Comediante

27 de fevereiro: Dia Nacional do Livro Didático

Tem feriado em fevereiro de 2022?

No calendário nacional, nenhum feriado está previsto entre as datas comemorativas de fevereiro em 2022. Mas estados e municípios podem ter feriados nos calendários locais, já que isso é definido pelos governos e prefeituras.

O Carnaval, que na verdade não é feriado, será somente no dia 1º de março. Mas o dia 28 de fevereiro, segunda-feira, também é considerado um ponto facultativo, ou seja, as empresas têm autonomia para dispensar seus trabalhadores ou não.

Por que o mês de fevereiro tem 28 dias em 2022?

O calendário gregoriano, usado no Brasil e na maioria dos países do mundo, foi criado em 1582 e é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol. À época, os astrônomos observaram as fases da Lua: nova, crescente, cheia e minguante. O ciclo completo dura 29,5 dias e, assim, foi criado o mês solar.

Atualmente, o modelo utilizado distribui 365 dias em 12 meses. Quatro meses têm 30 dias, sete meses têm 31 dias e fevereiro, a exceção, tem apenas 28. Isso porque, quando da criação do calendário gregoriano, o mês era considerado um mau agouro e, por isso, ficou menor que os outros. Nos anos bissextos, fevereiro tem 29 dias, o que faz com que o ano tenha 366. Em 2022, fevereiro terá 28 dias.

Quando é o Carnaval em 2022?

Em 2022, o Carnaval cairá no dia 1º de março. No entanto, em algumas regiões do país, onde a data é considerada feriado, os brasileiros poderão emendar entre a sexta-feira,  25 de fevereiro, e a terça, 1º de março.

Muitas cidades proibiram os blocos de rua e cancelaram os desfiles das escolas de samba, devido ao aumento significativo de casos de Covid-19 neste início de ano. No entanto, o calendário não muda e, por isso, feriados e pontos facultativos devem ser mantidos.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes