Qual é a data do Carnaval de 2022? Vai ter desfile?

A terça-feira de Carnaval será no início de março, confira datas

Embora o Carnaval tenha sido cancelado em diversas cidades brasileiras, o feriado (ou ponto facultativo) será mantido em muitos municípios, o que deve fazer com que milhões de brasileiros emendem o feriadão prolongado. Oficialmente, a data do Carnaval 2022 não é um feriado nacional, mas cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, adotam como feriado municipal.

No entanto, muita gente ainda não tem certeza sobre qual é a data do Carnaval de 2022. Confira.

Qual é a data do Carnaval de 2022?

Em 2022, a data do Carnaval será no dia 1º de março. Apesar de muitas cidades brasileiras terem cancelado a folia, caso de Recife, Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, eventos particulares e desfiles poderão ser realizados de acordo com as determinações de cada unidade da federação.

Em muitas regiões do país, os brasileiros poderão aproveitar o feriadão emendado de 25 de fevereiro a 1 de março.

Origem do Carnaval: conheça a história da festa

Vai ter carnaval em 2022?

Na capital paulista, os blocos de rua estão proibidos de desfilar, e os desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi serão realizados com restrições e em abril.

O Rio de Janeiro também adiou o desfile das escolas de samba e jogou o evento para o dia 21 de abril, feriado de Tiradentes.

Em muitas cidades brasileiras, o Carnaval foi cancelado devido ao aumento dos casos de Covid-19 e da consequente ocupação de leitos em hospitais públicos e privados. Prefeituras de capitais em que a folia é uma tradição, como Olinda, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, tomaram a polêmica decisão de não permitir os desfiles de rua.

No entanto, em boa parte dos municípios, as escolas de samba e os clubes particulares devem celebrar a data adotando medidas como o uso de máscara e a comprovação do esquema vacinal completo. Não é o caso de Florianópolis, por exemplo, onde a prefeitura cancelou todos os eventos de Carnaval.

Em Manaus também estão proibidos os blocos de rua e os desfilas das escolas de samba.

A prefeitura da cidade de Olinda anunciou que catadores, ambulantes, artistas, agremiações e grupos que dependem da folia devem receber aporte financeiro.

Em São Paulo, a Secretaria de Cultura também estuda maneiras de reduzir os impactos do cancelamento do Carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo. Já em nível nacional, uma cervejaria e um aplicativo de entrega de bebidas, em parceria, vão oferecer uma ajuda de custo a ambulantes que se cadastrarem na plataforma.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes