Dia do jornalista: 10 frases para celebrar a profissão

Veja 10 frases sobre a profissão para comemorar essa data tão importante.

No Brasil, o dia 7 de abril é marcado como o dia do jornalista. A data homenageia o trabalho dos profissionais da comunicação midiática, responsáveis por ser a ponte entre a informação e o resto da sociedade. O jornalista é quem apura os fatos de acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais, para comunicá-los pelo rádio, televisão, internet ou jornais impressos. Nesse dia do jornalista, veja 10 frases sobre a profissão para comemorar essa data tão importante.

Dia do jornalista: frases sobre a profissão

O dia 7 de abril é um momento especial para reconhecer os profissionais que trabalham sempre para informar a sociedade. Neste dia do jornalista, veja 10 frases que destacam a importância da profissão: 

1. “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.” - George Orwell

2. “O Jornalismo é o dedo indicador da humanidade.” - Victor Hugo

3. “A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.” - Gabriel García Marquez

4. “Existem dias em que o jornalismo registra fatos que, no futuro, serão contados nos livros - e serão guardados por gerações. Nesses dias, o que o jornalismo faz é escrever a história.” - Fátima Bernardes

5. “Jornalismo é a arte de sintonizar o mundo até as pessoas.”

6. “Uma sociedade sem liberdade jornalística é uma sociedade fadada ao fracasso.”

7. “Mais do que jornalista, um verdadeiro agente transformador da sociedade.”

8. “Sem o jornalismo, estaríamos fadados a navegar em um mar de desinformação e mentiras.”

9. “Jornalista por opção, a verdade por vocação.”

10. “Sem jornalismo não há democracia verdadeira. E sem jornalistas, não há jornalismo.” 

Origem do dia do jornalista 

No dia do jornalista, além de frases para lembrar a importância da profissão, saiba um pouco mais sobre a origem da data comemorativa, que foi criada em 7 de abril de 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Entre os motivos da escolha da data, está a própria origem da ABI, fundada no mesmo dia, mas no ano de 1908, como uma organização que tem o objetivo de assegurar os direitos à classe jornalística.

Mas a principal razão relacionada a origem do dia do jornalista é a homenagem ao jornalista e médico Giovanni Batista Líbero Badaró, morto no dia 21 de novembro de 1830. Ele participou de diversas lutas a favor da independência do Brasil, fundou o jornal Observador Constitucional e foi um dos principais defensores da liberdade de imprensa. A causa da sua morte é atribuída a um atentado de inimigos políticos contra a sua vida. Com o falecimento de Badaró, o descontentamento e as manifestações contra o absolutismo aumentaram, o que, mais tarde, culminou na abdicação do trono de Dom Pedro I, no dia 7 de abril de 1831.  

Leia também: Quando acaba a Quaresma em 2022? Conheça tradição cristã

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes