10 frases de Simone de Beauvoir que são fundamentais no Dia da Mulher

Simone de Beauvoir foi uma escritora francesa e também uma ativista política que revolucionou o feminismo.

Simone de Beauvoir (1908 – 1986) foi uma escritora francesa, filósofa existencial, ativista política, feminista e teórica social. Sua obra mais duradoura, O segundo sexo (1949), ainda é lida e estudada como um manifesto essencial sobre a opressão e a libertação das mulheres. Por isso, neste dia 8 de março, reunimos as frases mais famosas da icônica escritora.

Citações e frases de Simone de Beauvoir

"O homem é definido como um ser humano e a mulher como uma fêmea - sempre que ela se comporta como um ser humano, diz-se que ela imita o homem."


"Ninguém nasce, mas torna-se mulher."


"Poucas tarefas se assemelham mais ao suplício de Sísifo do que o trabalho doméstico, com sua repetição infindável: o limpo torna-se sujo, o sujo torna-se limpo, dia após dia. A dona de casa se desgasta marcando o tempo: ela não faz nada, simplesmente perpetua o presente... Comer, dormir, limpar – os anos já não sobem para o céu, estendem-se à frente, cinzentos e idênticos. A batalha contra o pó e a sujidade nunca se ganha."


"Toda opressão cria um estado de guerra; isso não é exceção."


"A vida tem valor enquanto se atribui valor à vida dos outros, por meio do amor, da amizade, da indignação, da compaixão."


"Em si, a homossexualidade é tão limitante quanto a heterossexualidade: o ideal deveria ser ser capaz de amar uma mulher ou um homem; ou seja, um ser humano, sem sentir medo, constrangimento ou obrigação."


“Emancipar a mulher é recusar confiná-la às relações que mantém com o homem, não negá-las a ela; deixe-a ter sua existência independente e ela continuará a existir também para ele: reconhecendo-se mutuamente como sujeitos, cada um ainda restará para o outro um outro. A reciprocidade de suas relações não eliminará os milagres – desejo, posse, amor, sonho, aventura – operados pela divisão dos seres humanos em duas categorias distintas; e as palavras que nos movem – dar, conquistar, unir – não perderão o seu significado. Pelo contrário, quando abolirmos a escravidão de metade da humanidade, juntamente com todo o sistema de hipocrisia que ela implica, então a 'divisão' da humanidade revelará o seu significado genuíno e o casal humano encontrará sua verdadeira forma."


"O autoconhecimento não é garantia de felicidade, mas está do lado da felicidade e pode fornecer coragem para lutar por ela."


"No dia em que for possível à mulher amar não em sua fraqueza, mas em força, não para escapar de si mesma, mas para se encontrar, não para se rebaixar, mas para se afirmar - nesse dia, o amor se tornará para ela, como para homem, fonte de vida e não de perigo mortal. Enquanto isso, o amor representa em sua forma mais comovente a maldição que pesa sobre a mulher confinada no universo feminino, mulher mutilada, insuficiente para si mesma."


"Cada um de nós é responsável por tudo e por cada ser humano."

 

VEJA: Melhores Frases do Dia da Mulher

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes