Por que o Dia das Mães é o segundo domingo de maio? Entenda

O Dia das Mães em 2022 será celebrado no dia 8 de maio. Diferente de outras comemorações do nosso calendário, essa não possui uma data fixa, ou seja, todo ano ela cai em um dia diferente. Mas, por que o Dia das Mães é o segundo domingo de maio? Entenda a data.

Afinal, por que o Dia das Mães é o segundo domingo de maio?

O Dia das Mães se diferencia de outras celebrações do calendário por possuir uma data móvel, ou seja, que altera todo ano. No caso, no Brasil ela é determinada para cair em todo segundo domingo de maio. E, em 2022, essa data corresponde ao dia 8 do mês. Diante disso, uma dúvida que costuma surgir é por que o Dia das Mães é o segundo domingo de maio? A resposta desse questionamento se deve a criação da comemoração nos Estados Unidos.

Anteriormente à Guerra Civil, surgiu a figura de Ann Reeves Jarvis, que iniciou os “Clubes de Trabalho do Dia das Mães”, com o objetivo de ensinar as mulheres a cuidarem adequadamente de seus filhos. Mais tarde, essas associações se tornaram uma força unificadora em uma região do país que ainda estava dividida durante o conflito civil. Assim, em 1868, ela organizou o “Dia da Amizade das Mães”, no qual elas teriam que se reunir com os ex-soldados da União e Confederados para promover a conciliação entre os dois lados.

Mas a data só foi se concretizar, de fato, a partir dos esforços de sua filha, Anna Jarvis. Com o falecimento da mãe, em 1905, ela decidiu originar o Dia das Mães, como uma forma de homenagear a matriarca e os sacrifícios que as mães fizeram por seus filhos. E, em maio de 1908, Anna organizou a primeira celebração oficial da data comemorativa, em uma igreja em Grafton, na Virgínia Ocidental. Diante do sucesso, Jarvis passou a exigir que a data entrasse para o calendário dos feriados nacionais, iniciando até mesmo uma campanha para isso. Após o dia já ter sido adotado como feriado anual por diversos estados, cidades e igrejas, em 1914, o presidente Woodrow Wilson determinou oficialmente uma data para a comemoração do Dia das Mães, escolhida pela própria Anna: o segundo domingo de maio.

E, mais tarde, o Brasil seguiu o exemplo do território norte-americano. A primeira festividade voltada para o Dia das Mães no país foi realizada em 1918, na cidade de Porto Alegre, promovida pela Associação Cristã dos Moços. Mas a comemoração foi oficializada apenas em 5 de maio de 1932, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas, que determinou que todo o segundo domingo de maio seria “consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Origem do Dia das Mães

Apesar de ter se popularizado a partir de sua oficialização nos Estados Unidos, a origem do Dia das Mães vem de muito antes. Na Grécia Antiga, em comemoração a entrada da primavera, era celebrada a deusa Reia, Mãe dos deuses, ou, na mitologia romana, Cibele, conhecida também como Magna Mater. Na tradição cristã, o Império Romano deu continuidade a celebração voltada para figuras maternas, porém ela era realizada no quarto domingo da Quaresma. Esse festival cristão ficou conhecido como “Domingo da Maternidade”.

A celebração se espalhou pelo Reino Unido e partes da Europa, em que foi originalmente vista como um momento em que os fiéis deveriam retornar a sua “igreja-mãe”, que era a igreja principal próxima a sua casa, para realizarem um serviço especial. Com o passar do tempo, a data foi se caracterizando como um feriado secular, em que as crianças presenteavam suas mães com flores e outras formas de agradecimento.

Hoje, o Dia das Mães é celebrado ao redor do mundo inteiro, mas nem sempre no segundo domingo de maio. Na Tailândia, por exemplo, ele é comemorado em agosto, no aniversário da rainha Sirikit. Já na Etiópia, as famílias se reúnem todo outono para cantar canções e comer um grande banquete, como parte do Antrosht, uma celebração de vários dias em homenagem à maternidade.

Leia também: 23 filmes para assistir no dia das mães na Netflix em 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes