Quando vai ser o próximo feriado nacional 2022? Folga vem em setembro

Durante o segundo semestre deste ano, Brasil terá cinco feriados e um ponto facultativo

Passado o Dia de Corpus Christi, os brasileiros que desejam curtir suas folgas da melhor forma e se programar com antecedência já começam a se perguntar quando vai ser o próximo feriado do ano. Durante o segundo semestre de 2022, o Brasil ainda terá cinco feriados, além de um ponto facultativo. Com exceção do dia 25 de dezembro, todas as datas caem em dias úteis. Dessa forma, para quem deseja curtir a pausa na rotina, é essencial checar o calendário e planejar com antecedência.

Quando vai ser o próximo feriado nacional?

Quem já está ansioso para o próximo feriado precisará aguardar um pouco para comemorar a data. Isso porque, de acordo com o calendário nacional, a próxima folga na rotina só acontecerá daqui a três meses, no dia 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil.

Passado o dia, todos os outros meses do ano também contarão com feriados. Em outubro, o Dia do Servidor Público também marca um ponto facultativo em todo o país. Como todos os feriados cairão em dias da semana, será possível realizar uma pausa na rotina. A exceção é o dia de Natal, celebrado em 25 de dezembro, que cairá em um domingo. Confira o calendário completo e veja quando vai ser o próximo feriado:

  • 7 de setembro – Independência do Brasil;
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro – Finados;
  • 15 de novembro – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro – Natal.

Entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo

Além dos tradicionais feriados nacionais, o Brasil conta anualmente com uma série de pontos facultativos que também alteram o funcionamento de algumas atividades no país. No entanto, algumas pessoas ainda se questionam sobre a diferença entre as datas.

Como diz o próprio nome, o ponto facultativo é um dia em que o funcionamento das empresas é considerado opcional. Dessa forma, a definição do expediente deve ser realizada pelos patrões ou responsáveis pela empresa. Já o feriado está previsto por lei. Sendo assim, naquela data apenas os serviços considerados essenciais como o atendimento de saúde, por exemplo, ficam disponíveis para a população.

Como as repartições públicas costumam aderir aos pontos facultativos, para quem é funcionário público é importante estar atento ao calendário para descobrir quando vai ser o próximo feriado e também o próximo ponto facultativo. Neste segundo semestre do ano, o calendário prevê que o único ponto facultativo será o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Além dessa data, o calendário de feriados e pontos facultativos definidos pelo Congresso Nacional também estabeleceu outros dois pontos facultativos para o Brasil neste ano de 2022: o Carnaval e o dia de Corpus Christi.

Independência do Brasil no dia 7 de setembro

Além de saber quando vai ser o próximo feriado, é importante também entender o que a data significa. Considerado um dos dias mais importantes da história do país, o feriado de 7 de setembro marca a celebração da Independência do Brasil, que ocorreu no ano de 1822. Naquele dia, d. Pedro I rompeu os laços do Brasil com Portugal ao proclamar o grito da independência. O fato, que ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, marcou a história brasileira e é referenciado no hino nacional.

Atualmente, as celebrações da data são realizadas em todo o país com o desfile de estudantes e integrantes das Forças Armadas. Com a presença de bandas e fanfarras, a tradição é que as composições sejam apresentadas aos chefes locais do executivo.

Leia também:

Próximo feriado prolongado em 2022: folga emenda só em novembro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes