System Of A Down lança músicas inéditas; relembre a carreira da banda

Após 15 anos o System of A Down lançou material inédito. Relembre mais sobre os álbuns, as polêmicas e curiosidades da banda.

A banda System Of A Down surpreendeu os fãs na última sexta-feira (6) ao lançar duas faixas inéditas, depois de 15 anos. O grupo divulgou  o material  nas redes sociais.

De acordo com a banda, “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz" abordam sobre o conflito armado que ocorre entre os países Azerbaijão e a Armênia.

Além disso, o System Of A Down também pede aos fãs doações para auxiliar os afetados com os ataques. Leia abaixo o comunicado:

"Nós, enquanto System Of A Down, acabamos de lançar novas músicas pela primeira vez em 15 anos. A hora de fazer isso é agora. Nós quatro temos algo extremamente importante a dizer como uma voz unificada. Essas duas músicas falam de uma terrível e séria guerra sendo perpetrada na nossa pátria cultural de Artsakh e da Armênia”.

Clipe chop suey! Do system of a down
Imagem: reprodução/youtube

Trajetória do System Of A Down

Formado em 1994 na Califórnia pelo vocalista o Serj Tankian e o guitarrista Daron Malakian, o System Of A Down ganhou notoriedade mundial a partir de 2001, com o lançamento do segundo álbum, "Toxicity".

As letras dos álbuns têm fortes visões política e sociais, aliado ao som variado, com influências do heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folclórica da Armênia, rock clássico e industrial.

Portanto, a banda caiu nas graças do público e alcançou o primeiro lugar na Billboard e o topo das paradas no Canadá.

A faixa "Chop Suey!" ficou entre os clipes mais pedidos na MTV e também foi indicado ao Grammy. Assim, iniciou a fase dourada na carreira da banda.

Em 2005, o System Of A Down divulgou um álbum duplo. Mezmerize e Hypnotize. Mas o lançamento ocorreu em duas partes, em maio e novembro.

Mezmerize tem o single, "B.Y.O.B.", que fez a banda chegar ao topo paradas em cerca de doze países e ao primeiro lugar na Billboard 200. Já Hypnotize alcançou a marca de 320 mil cópias vendidas.

Em 2006, O System Of A Down decide entrar em hiato, retornando em meados de 2010 para participações em shows e festivais, mas sem nenhum material inédito.

Baterista john dolmayan
Imagem: reprodução/facebook

Polêmicas

É claro que suas visões políticas e sociais não deixariam o System Of A Down imune de polêmicas, inclusive dentro da própria banda. A mais recente ocorreu em junho deste ano, quando o baterista John Dolmayan, fez duras críticas ao movimento "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam"),  o chamando de "ilegítimo".

Na época das manifestações, o músico publicou no Instagram sobre o caso de Secoreia Turner, uma menina negra de 8 anos que morreu em Geórgia. De acordo com o pai da criança, manifestantes do movimento atiraram no carro da família  qu tentou entrar em um local bloqueado pelos protestos.

"O suposto movimento a favor das ‘vidas negras' nunca teve legitimidade na minha opinião, e sempre foi uma ferramenta de angariação de fundos e propaganda do Partido Democrata", disse Dolmayan no post.

Música proibida

A grande repercussão do single "Chop Suey!" rendeu não apenas boas colocações nas rádios e prêmios ao System Of A Down, mas uma grande polêmica com os norte-americanos.

Na semana dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, a música estava no topo das paradas das rádios. Mas pela grande semelhança da letra e modo de cantar aos ataques que ocorreram a canção foi banida das rádios no país. Mas isso não impediu o sucesso do álbum "Toxicity".

Guitarrista daron malakian
Imagem: reprodução/facebook

Charles Manson

Outra grande polêmica envolvendo o System Of A Down ocorreu em 2017. O guitarrista Daron Malakian lamentou a morte de Charles Manson, músico líder de uma seita cinco pessoas a tiro e à facada, em Hollywood, em 1969. O condenado psicopata faleceu aos 83 anos.

Assim, o guitarrista do System Of A Down intitulou Manson de "gênio" por causa da produção musical e posicionamento dado em entrevistas, ao longo da vida.

Malakian  foi criticado. Por isso ressaltou não concordar com os assassinatos cometidos por Manson. E sim pelo trabalho musical feito por ele.

“Muito triste a notícia da morte de Charles Manson. A música e as entrevistas de Manson foram grandes influências para mim na época do Toxicity. O título de 'A.T.W.A.' vem da organização ambiental de Manson. Eu me interessava pelo jeito como ele articulava os pensamentos e a visão sobre a sociedade, não pelos assassinatos.”, escreveu em uma publicação no Facebook.

Mas polêmicas à parte, o System Of A Down mantém sua sólida carreira com mais 40 milhões de discos vendidos. Mesmo se apresentando com pouca frequência, são importantes no cenário rock mundial, e o material inédito pode indicar o início de uma nova fase da banda.

 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes