Gastronomia

Com ou sem furinhos? Aprenda a fazer Pudim de leite condensado

Veja aqui a origem e as receitas de bolo de chocolate e pudim de leite condensado, e uma sobremesa diferenciada da união das duas para quem ama elas e quer renovar o comum.

Pudim. Tá aí uma receita que divide opiniões. Tem quem goste de pudim com furinhos, tem quem goste do pudim sem furinhos e tem quem goste dos dois. Mas a verdade é que todo mundo adora um bom Pudim de Leite Condensado.

Origem do pudim de leite condensado

A receita teve origem em Portugal, não se sabe ao certo como, mas dizem que foi criada por um abade português que não revelava a ninguém a receita. Ao longo do tempo, diversos cozinheiros tentaram imitar o saboroso pudim, mas sem sucesso.

Após a morte do abade foi então descoberto seu caderno de receitas, e o pudim foi revelado. A receita original levava açúcar, gemas, água e toucinho de porco.

O pudim também foi ganhando adaptações ao longo do tempo, sendo mais conhecido nos dias atuais o pudim de leite condensado. O prato é um clássico da cozinha brasileira, então tome nota:

Pudem de leite condensado com furinhos

Ingredientes da calda
1 xícara (chá) de açúcar
Pudim:
1 Leite condensado 395g
2 medidas (da lata) de Leite
3 ovos
Modo de preparo da calda
1 Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
2 Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
3 Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
4 Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Dicas para o pudim dar certo

- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
 

Pudim de leite condensado sem furinhos

 

Prepare-se para desvendar um dos grandes mistérios da culinária: um pudim bem liso e denso – geladinho, fica mais firme e fácil de desenformar.

2 latas de leite condensado
4 ovos
2 ½ xícaras (chá) de leite
Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.
Então, acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

Última modificação em 29/07/2022 11:36

Compartilhe