Como fazer pudim: aprenda receitas com e sem furinhos para testar já

Conheça melhores receitas da sobremesa e aprenda, de uma vez por todas, como acertar o prato.

Apesar de ser uma sobremesa muito popular, nem todo mundo sabe como fazer pudim ou como deixar a sobremesa sem furinhos.

Mas, não é difícil fazer pudim, basta seguir a receita e caprichar. Por isso, preparamos duas receitas de pudim para você aprender a fazer a sobremesa e se deliciar.

Além de aprender a fazer pudim, você também vai conhecer os principais erros que você não deve cometer na hora de prepará-lo.

Como fazer pudim sem furinhos

Para começar, vamos falar sobre como fazer pudim liso, sem furinhos. O pudim liso requer poucos ingredientes e pode ser uma ótima opção de sobremesa para um jantar em família.

Então, aprenda a fazer o pudim liso, um dos queridinhos dos fãs da sobremesa.

Calda

Pudim precisa ter uma calda saborosa, não é mesmo? Então, para começar você deve fazer a calda da sobremesa. Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Derreta o açúcar até que ele fique em uma cor marrom, acrescente a água e deixe engrossar. Mexa até que a mistura vire uma calda.

Despeje a calda em uma forma de pudim.

Pudim

Agora é hora de fazer a massa e deixá-la sem furinho, com uma textura inigualável. Para começar, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • Leite na mesma medida da lata
  • 3 ovos inteiros

Modo de preparo:

  1. Despeje tudo em um liquidificador e bata até que se torne uma mistura homogênea.
  2. Então, despeje a mistura na forma que está com a calda e leve ao forno pré-aquecido, em banho maria, durante 45 minutos.
  3. Para saber se a massa está assada, espete-o com o garfo.
  4. Depois que esfriar, leve para a geladeira por algumas horas.

Agora, você vai aprender o truque para fazer o pudim liso, sem furo. É simples: ao despejar a massa na forma, use uma peneira e asse-o com papel alumínio.

Como fazer pudim com furos

Pudim com furos
Imagem: pixabay

Mas você sabia que há quem goste da sobremesa com furos? Para muitos, o pudim com furos traz uma textura diferenciada para a sobremesa.

Então, que tal aprender a opção de fazer pudim com os furinhos? Para a calda, você vai usar os mesmos ingredientes do pudim liso, água e açúcar. A diferença está no preparo da massa do pudim.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas
  • 3 claras
  • Leite (duas medidas da lata de leite condensado)
  • 1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo:

  1. Bata as claras em neve e reserve-as.
  2. Coloque o leite condensado, as gemas, a essência e o leite no liquidificador por 2 minutos e despeje em uma tigela.
  3. Vá despejando as claras em neve e agregando à massa.
  4. Despeje a mistura na forma com a calda e leve ao forno em banho maria por 1h20min.

Assim, você faz uma sobremesa deliciosa e com furinhos para agradar a todos.

Erros comuns ao fazer pudim

É comum encontrarmos comentários nos sites de receita citando a dificuldade em fazer pudim ou que não conseguiu desenformar o pudim.

Mas, para ajudar você a não cometer os mesmos erros, selecionamos os principais erros cometidos na hora de fazer pudim. Confira:

  • Não coar as gemas: muitas pessoas não fazem isso, mas é uma ótima forma de evitar que o pudim fique com cheiro forte de ovo.
  • Banho Maria: não coloque água morna ou quente, opte por água em temperatura natural. A água mais quente vai deixar o doce com uma textura mais grossa, devido à rápida coagulação da gema.
  • Papel alumínio: o seu aliado na hora de assar a massa é o papel alumínio. Ele vai ajudar a não formar aquela crosta na forma.
  • Desenformar: o ideal é esperar que a sobremesa descanse na geladeira para que ele desenforme inteiro. O mínimo de descanso é de 3 horas.
  • Cuidado com o açúcar: para não deixar a calda amarga, é fundamental observar bem o açúcar. O ponto do açúcar é de uma cor morena, se mais escuro, ele ficará queimado e amargará a calda da sobremesa.
  • Paciência: fazer essa sobremesa exige paciência. Não adianta querer acelerar o derretimento da calda ou o ponto da massa. É preciso ter calma  e saber o ponto certo do pudim no forno.

Assim, seguindo essas dicas, você faz o pudim e deixa todo mundo com água na boca para se deliciar com essa sobremesa tão querida pelos brasileiros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes