Parmegiana nordestina de carne-seca: Ana Maria Braga ensina receita

O nome do prato pode até ter origem italiana, mais especificamente de Parma, mas a receita de hoje é invenção brasileira: é a parmegiana nordestina de carne-seca.

O nome do prato pode até ter origem italiana, mais especificamente de Parma, mas a receita de hoje é invenção brasileira: é a parmegiana nordestina de carne-seca. A apresentadora Ana Maria Braga apresentou o prato no “Mais você”. Então confira a seguir o resultado do famoso filé à parmegiana.

  • Parmegiana nordestina de carne seca
  • Porção: 10
  • Tempo: 01h00
  • Dificuldade: Médio

Aprenda também a receita de quadradinho de coco de sobremesa.

Parmegiana nordestina de carne-seca

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Parmegiana nordestina
1 kg de carne seca (de preferência coxão mole)
½ litro de leite
250 ml de água
2 ovos ligeiramente batidos com 1/2 xícara (chá) de água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
Óleo o suficiente para fritar
1 litro de molho de tomate
300 g de queijo coalho ralado ou mussarela ralado
50 g queijo parmesão ralado
Mandioca palha e baião de dois para acompanhar

Modo de preparo

    1.  Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte bifes finos da peça de carne seca a partir da parte larga. Coloque os bifes numa tigela com água e deixe de molho por 6 horas.
    2. DICA: durante este período, troque a água 2 vezes. Depois substitua a água por 1/2 litro de leite e deixe de molho mais 2 horas, o que ajuda a amaciar a carne e tirar o sal.
    3. Coloque os bifes numa panela de pressão com a água. Feche a panela e cozinhe por 8 a 10 minutos após pegar pressão. Depois deste tempo, retire a pressão imediatamente.
    4. Seque os bifes e passe-os numa mistura de ovos ligeiramente batidos com água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Empane-os na farinha de rosca e aperte bem.
    5. Numa frigideira grande com bastante óleo, frite os bifes até que fiquem dourados dos dois lados.
    6. Reserve-os. DICA: você também pode acomodar os bifes (já empanados) numa assadeira untada com óleo e levá-los para assar em forno preaquecido a 180ºC por +/35 minutos.
    7. Num refratário ou prato, coloque uma camada de molho de tomate, depois uma camada com os bifes de carne seca, cubra com um pouco mais de molho de tomate e salpique o queijo coalho ralado ou mussarela ralado e o queijo parmesão ralado.
    8. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por +/15 minutos. Retire do forno e sirva com mandioca palha e baião de dois.

https://www.youtube.com/watch?v=KYjaubzJ_6E

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes