Veja como fazer o French 75, o famoso 'drink Casablanca'

O coquetel foi criado em 1915, na época da segunda guerra mundial, mas foi popularizado depois de aparecer no clássico do cinema americano.

“Beber uma dose dessa bebida é como levar um tiro do French 75mm”. Essa é a frase do filme Casablanca, fazendo referência ao famoso drink French 75, que ficou conhecido após aparecer no clássico. O nome da bebida está relacionado à potencia do canhão francês na primeira guerra mundial. Mas ao contrário do que pode parecer, o drink é leve, saboroso e refrescante.

A bebida é classificada pela International Bartenders Association como um coquetel clássico e contemporâneo, é feita com  gin, champanhe, suco de limão e açúcar. Contudo, com o passar dos anos, algumas variações ocorreram.

História do drink de Casablanca

Drink de casablanca
Canhão 75mm (foto: reprodução/difford)

Não se sabe a exata história de como o French 75 foi criado, contudo uma das teorias mais aceitas é que o drink original surgiu em 1915, no bar New York Bar em Paris e foi criado pelo barman Harry MacElhone. Por conta da combinação de bebidas alcóolicas, o drink recebeu o nome de French 75, fazendo referência ao canhão francês de 75 milímetros, na guerra, que era capaz de fazer 15 disparos por minuto. A bebida também era chamada de “Soixante Quinze”, que é o número em francês. A primeira versão do drink levava Calvados, gin, grenadine e absinto. Na época, muitos diziam que tomar o drink era como ser atingido pela arma francesa, devido a sua potência. O novelista britânico, Alec Waugh, afirmou que esse era o drink mais poderoso de todos. Mas com o passar do tempo, alguns ingredientes foram substituídos, o nome, no entanto, se manteve.

A bebida foi registrada, pela primeira vez, como 75 na edição de 1922 do livro Harry's ABC of Mixing Cocktails, por Harry MacElhone. Depois, em 1927, o drink foi citado no livro Here's How, de Judge Jr. Dessa vez, a receita é a mesma que conhecemos hoje, com gin, açúcar, suco de limão e champanhe. Após livros famosos de coquetéis citarem a bebida, o drink foi ficando famoso tanto da Europa, quanto nos Estados Unidos.

Drink Casablanca

Drink de casablanca
Filme casablanca (foto: divulgação)

Em 1942, o French 75 se tornou um símbolo do filme Casablanca, após o drink ser referenciado no clássico do cinema. Por isso, o coquetel começou a se popularizar ainda mais e fazer sucesso nos Estados Unidos. O French 75 ficou conhecido como o drink de Casablanca, por conta do enorme sucesso do longa, que é reconhecido até os dias de hoje. Além disso, a bebida também foi citada nos filmes americanos “A Man Betrayed” e “Jet Pilot”.

Receita

Como o drink conta com mais de 100 anos de história, suas receitas foram se modificando e muita gente criou variações do French 75. Contudo, a maior parte dos coquetéis mantem a tradição de colocar o gin. Confira algumas receitas:

French 75 - Drink de Casablanca

Ingredientes:

  • 40ml gin London Dry
  • 15ml suco de limão taiti
  • 10ml xarope de açúcar (para fazer, misture uma parte de água e uma de açúcar refinado)
  • 50ml espumante seco

Modo de preparo:

Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes, exceto o espumante. Adicione também cubos de gelo e misture bem. Depois, sirva em uma taça flûte e complete com o espumante. Se quiser, decore o copo com uma casca de laranja ou limão.

Drink de casablanca
Foto: cote uk

French 75 com Whisky

Ingredientes

  • 30 mil de suco de limão
  • 3 colheres de açúcar de confeiteiro ou 5 ml de xarope de açúcar
  • 45 mil de whisky
  • 60 ml de espumante brut

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes, exceto o espumante, em uma coqueteleira com gelo e sirva. Depois complete com o espumante e decore com limão.

French 75 – Receita de Difford

Ingredientes

  • 30 ml de suco de limão
  • 2 colheres de açúcar de confeiteiro ou 5ml de xarope de açúcar
  • 15 ml de gin
  • 15 de ml de calvados
  • 15 de ml de conhaque
  • 5 ml de xarope de romã ou grenadine
  • 2 dash* de absinto
  • 75ml de espumante brut

*O dash é uma medida imprecisa que equivale a cerca de 1ml.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes, exceto o espumante, em uma coqueteleira com gelo e sirva. Depois coe o liquido e complete com o espumante.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes