DCI Mais

Memes invertidos: saiba o que são e como entrar na nova onda

Memes invertidos é a nova febre das redes sociais; veja alguns

Os memes são universais quando se trata da web. Criados a partir de situações originais na TV ou no cotidiano das pessoas compartilhados nas redes sociais, em sua maioria contém toque de humor e sarcasmo. Conhecido por ser a terra da linguagem atemporal, o Brasil se viu nesta semana lançando a onda chamada memes invertidos. Na prática, criações famosas ganharam um significado ao contrário.

O que são memes invertidos?

Tudo começou no Twitter, rede social muito usada no país para compartilhar esse tipo de conteúdo, além das mensagem em caracteres limitados. Os internautas resolveram renovar o estoque de memes dando um novo sentido divertido ou até mesmo negativo.

A animação da Disney 'Frozen', por exemplo, virou meme na web com a personagem Elsa, no momento em que ela surge cantando e girando 'livre estou'. No meme invertido, ganhou versões como 'presa estou' e 'triste estou', usadas para retratar a atual situação do país na pandemia ou até questões pessoais que internautas queiram compartilhar nas redes sociais.

Quem também não passou despercebida dos memes invertidos foi a dupla AnaVitória. Formada pelas cantoras Ana Caetano e Vitória Falcão, elas tiveram uma imagem de divulgação invertida para 'AnaDerrota'. Apesar da brincadeira dos fãs, a dupla retornou de surpresa em janeiro de 2021 e lançou o álbum de estúdio intitulado Cor, feito durante o período de isolamento social. Disponível em todas as plataformas digitais de áudio.

Dua Lipa, que em março venceu o Grammy na Categoria de Álbum Vocal Pop do Ano com Future Nostalgia, também virou alvo dos memes invertidos. A cantora teve a capa do seu álbum de estreia e que leva o próprio nome, invertido de uma forma visualmente. Ou seja, fãs inverteram a posição em que a estrela surge pensante e fizeram a parecer que estava exausta de tanto esperar. Na mensagem, escreveram: 'Começa logo' e 'Pensando em mim mesma'.

Como fazer os memes invertidos?

Os memes invertidos podem ser feitos através de programas de edição de imagem como o Photoshop e PhotoScape. A primeira opção, por exemplo, é indicada para pessoas com conhecimentos avançados em edição. A ferramenta permite até mesmo uma releitura do meme usando recursos interativos.

Na segunda opção, é possível criar um meme invertido usando figurinhas que não fazem parte da obra original, colocar a imagem no modo mosaico ou barrado e até mesmo deixar o meme com filtro Raio X.

Leia também: Meme do ‘skate e suco’ faz Fleetwood Mac chegar ao Top 10 da Billboard

Última modificação em 21/07/2022 11:34

Compartilhe