Clipes mais premiados: veja quais são e porque fizeram história na música

Os clipes mais premiados surgem em diversos formatos, incluindo curta-metragem, animação, live-action ou não-narrativas.

Os clipes mais premiados do mundo marcaram a história da música. Não apenas pelas canções, que muitas vezes se tornaram hinos dos artistas, mas pela produção dos vídeos musicais. Seja em forma de curta-metragem, animação, live-action ou não-narrativas, os vídeos musicais são uma grande promoção de artistas.

E desde que surgiu, houve uma grande transformação em relação à música. Assim, os artistas passaram a lançar os singles já pensando em videoclipes.

Mesmo com o passar dos anos, eles continuam sendo importantes na divulgação dos artistas. Da televisão, migraram para a internet, mas sem perder a popularidade.

Contudo, houveram obras que marcaram pela revolução que fizeram, como o vídeo de Bohemian Rhapsody, da banda britânica Queen, lançado em 1975. O vídeo lançou uma grande mudança no mercado fonográfico.

Assim, a produção do vídeo foi na contramão das tendências psicodélicas da época. E visando mais o mercado televisivo.

O videoclipe  mostra uma apresentação do Queen, com os integrantes estavam tocando ao vivo. Mas eles  acrescentaram efeitos gráficos e sonoros. O resultado após isso foi que os clipes deixaram de ser apenas uma referência ao cinema. E passaram por inovações.

E a criatividade explorada com o passar dos anos foi reconhecida em premiações. Assim, diversas obras figuram entre os clipes mais premiados. Veja a seguir uma lista com os que fizeram história.

Veja quais são os clipes mais premiados da história

Estes clipes mais premiados ajudaram as músicas a se popularizarem além da questão sonora. São vídeos diferenciados, que fizeram grande sucesso. Confira abaixo quais são:

 

Thriller - Michael Jackson

Impossível falar dos clipes mais premiados sem citar "Thriller". O curta-metragem de 13 minutos virou referência em produções musicais na indústria pop.

Dirigido por John Landis, de “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), o clipe de “Thriller” se tornou um fenômeno mundial.  A história mostra um casal de namorados que após sair do cinema encontra um grupo de zumbis. Assustador e divertido!

Sem contar com os incríveis efeitos especiais e maquiagem, que deram o ar sinistro a Michael e os dançarinos, na clássica cena da  coreografia. Esta que foi bastante recordada e imitada. “Thriller” é uma verdadeira homenagem a mitos do terror, como zumbis e lobisomens.

Assim, com tanta criatividade e inovação, não foi à toa que “Thriller” teve grande reconhecimento. O vídeo ganhou um Grammy de melhor vídeo musical longo; E também conquistou três prêmios no MTV Video Music Awards (VMA).

Além disso, o vídeo foi incluído no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, no no de 2009. Foi considerado como o “vídeo musical mais famoso” da história.

 

Clipes mais Premiados:  Take On Me - A-ha

Em 1986 a banda A-ha lançou o clipe "Take On Me", que marcou a história da música por misturar realidade e histórias em quadrinhos.

Inspirado no filme "Tron, o clipe mostra a técnica da rotoscopia, que trata-se da capacidade de redesenhar quadros de filmagens para serem usado em animação. E usando rascunhos de traçados a lápis. Por tanta criatividade, o clipe foi inovador para a época.

"Take On Me" foi um dos primeiros clipes animados transmitidos pela MTV. No ano de seu lançamento, o clipe ganhou nada menos que seis prêmios no VMA.

As divas dos clipes mais premiados

Single Ladies - Beyoncé

Avançando mais a linha do tempo dos clipes mais premiados, chegamos ao ano de 2008. E com ele o marcante clipe de "Single Ladies", da cantora pop Beyoncé.

Esta foi uma das canções mais cantadas do ano, e sua coreografia da "mãozinha" no clipe foi bastante reproduzida. A  estética do vídeo simples, com Beyoncé acompanhada de duas dançarinas, em um cenário em preto e branco. Mas a sua coreografia e carisma fizeram da obra um dos clipes mais premiados.

Mas o vídeo musical de "Single Ladies" recebeu vários prêmios e indicações entre 2008 e 2009. Assim, foi votado como Best Dance Routine de 2008,  uma enquete anual promovida para leitores da página Popjustice.

Nos MTV Video Music Awards de 2009, o videoclipe levou os troféus de Best Choreography, Best Editing e o principal da noite, de Video of the Year. Outras vitórias incluem a de Best Video nas edições de 2009 das cerimônias MTV Europe Music Awards, MOBO Awards e BET Awards.

 

Clipes mais Premiados: Bad Romance - Lady Gaga

Em 2010, Lady Gaga fez barulho no mercado de vídeos musicais, com o clipe de "Bad Romance". Com um conceito moderno e visual rico, a produção inovou e inspirou novos artistas.

Mas curiosamente, todo o clipe foi filmado apenas em um quarto. "Bad Romance" é uma das principais faixas da artista e que marcou a sua história  na indústria fonográfica.

Assim, o vídeo de "Bad Romance" rendeu a Lady Gaga um Grammy em sua prateleira de prêmios,. Também conquistou 7 VMAS daquele ano. Além do clipe, a faixa foi extremamente aclamada por sites especializados em música.

Gostou da nossa lista de clipes mais premiados? Que outras obras você incluiria?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes