Paul McCartney anuncia novo álbum que completa série de discos

Alguns fãs de Beatles e Paul McCartney foram pegos de surpresa essa semana quando o ícone do rock anunciou o lançamento de um novo disco. Intitulado McCartney III, o álbum fecha a trilogia de discos autointitulados lançados em 1970 e 1980

Alguns fãs de Beatles e Paul McCartney foram pegos de surpresa essa semana, pois o ícone do rock anunciou o lançamento de um novo álbum. Intitulado McCartney III, o disco fecha a trilogia de discos autointitulados lançados em 1970 e 1980.

Saiba tudo sobre o novo lançamento de Paul McCartney e relembre os discos McCartney e McCartney II:

O novo disco de Paul: McCartney III

Com lançamento marcado para o dia 11 de dezembro, McCartney III certamente é um grande presente aos fãs do ídolo de Liverpool. O disco retoma o conceito adotado por Paul em outras duas obras (consideradas clássicas) lançadas em 1970 e 1980: todos os instrumentos foram gravados e produzidos pelo próprio.

"Eu estava só de brincadeira, nunca suspeitei por um segundo que isso se tornaria um álbum", explica Paul McCartney sobre a criação do disco novo. Nele, o ex-Beatle toca todos os instrumentos e ficou encarregado da produção.

Ele explica que o disco é bem parecido com McCartney, álbum gravado por ele quando os Beatles acabaram. "[O novo álbum] é sobre liberdade e amor. Há diversos sentimentos nele, mas em nenhum momento eu decidi fazer algo do tipo 'É isso que estou sentindo agora.'"

McCartney III foi produzido no que Paul chama de "Rockdown" e terá a presença de equipamentos ilustres em suas músicas. Além do clássico baixo Hofner da época dos Beatles, Paul utilizou uma guitarra Fender da década de 1954 e um contrabaixo de Bill Black, baixista de Elvis Presley entre os anos de 1954 e 1958.

Relembre os discos anteriores da trilogia 

McCartney I

Capa
Mccartney i não foi um sucesso logo de cara, mas se tornou um dos discos favoritos dos fãs do ex-beatle

Frustrado com o fim dos Beatles, mas apaixonado por sua esposa Linda. Esses foram os dois principais sentimentos que inspiraram a gravação de McCartney, o primeiro álbum solo da carreira de Paul McCartney.

A obra é apontada como uma das precursoras dos discos ‘caseiros’ e com produção de baixo custo, pois o ex-Beatle gravou todo o disco com apenas um gravador de quatro canais dentro de sua casa; inclusive, Paul chegou a montar sua bateria no banheiro da casa para poder conseguir uma sonoridade diferente para a percussão do disco. As canções também soavam menos lapidadas que clássicos dos Beatles como Michelle, Penny Lane e outros.

Como resultado da sonoridade de baixa qualidade e seu experimentalismo musical, McCartney I foi massacrado pela crítica quando lançado, mas conquistou grande respeito dos fãs do artista ao longo dos anos - afinal, a obra retrata um momento pivotal da carreira do músico. Fora isso, o disco trouxe ao mundo o sucesso Maybe I’m Amazed, que, certamente, é uma das melhores músicas solo de Paul.

“É engraçado, o tempo acaba lapidando essas coisas, pois na época ele foi considerando um monte de lixo!”, relembrou Paul, que ainda adora o álbum, em uma entrevista esse ano.

Ouça Maybe I'm Amazed abaixo:

McCartney II

Mccartney ii foi um importante disco para paul pois o auxilio a encontrar um novo som para a decada de 1980.
Mccartney ii foi um importante disco para paul, pois o auxíliou a encontrar um novo som para a década de 1980.

Algum tempo depois dos Beatles, Paul McCartney retomou as rédeas de sua carreira e fez um enorme sucesso com sua nova banda, Wings. O disco Band On The Run tornou-se um clássico do rock e gerou comparações com outras obras produzidas por McCartney enquanto membro dos Beatles. Contudo, após a gravação de outros álbuns com a banda, o clima foi piorando e o compositor decidiu se aventurar sozinho novamente.

O processo de gravação de McCartney II foi muito influenciado por sintetizadores que Paul havia comprado para utilizar com o Wings, mas que acabaram ficando de lado quando a banda terminou de gravar seu último disco, Back to the Egg. Assim como a primeira empreitada solo de Paul, McCartney II não foi bem recebido pela crítica.  

Embora as críticas não fossem favoráveis, o álbum chegou ao primeiro lugar das paradas musicais britânicas e vendeu tão bem quanto o disco Band On The Run do Wings. É um disco relevante, pois mostra o esforço de Paul McCartney em se adaptar à sonoridade de uma nova década. No Brasil, a música Check My Machine (produzida nas sessões de McCartney II) acabou se tornando um sucesso improvável, porque foi adotada em bailes de samba rock. McCartney II é um dos 10 discos clássicos que completaram 40 anos em 2020.

Relembre Check My Machine, primeira música gravada por Paul nas sessões de McCartney II:

Confira o trailer do novo disco de Paul McCartney

Paul McCartney ainda não lançou nenhum single novo para o aguardado McCartney III, mas divulgou em suas redes sociais um trailer que revela um pouco da sonoridade que está por vir. 

Confira abaixo:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes