Canadá revela o maior pacote de ajuda econômica desde a Segunda Guerra Mundial

O governo federal do Canadá gastará C$ 100 bilhões para dar o pontapé inicial na economia pós-pandemia do país.

Canadá revela o maior pacote de ajuda econômica desde a Segunda Guerra Mundial.

O governo federal do Canadá gastará 100 bilhões de dólares canadenses para dar o pontapé inicial na economia pós-pandemia do país.

De acordo com a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, este é "o maior pacote de ajuda econômica para nosso país desde a Segunda Guerra Mundial".

Contudo, os gastos levarão o déficit a um valor histórico de C$ 381,6 bilhões em março de 2021.

Assim, o amplo plano inclui ajudar os setores comerciais duramente atingidos durante a pandemia. Bem como realizar investimentos em lares de longa permanência e ajudar na distribuição de uma vacina de covid-19.

 

Canadá revela o maior pacote de ajuda
Imagem: reprodução / pexels

Canadá revela o maior pacote de ajuda econômica

O anúncio - a primeira atualização fiscal completa do governo liberal do Canadá desde o início da pandemia - ocorre no momento em que o país luta contra uma segunda onda de infecções por covid-19. 

Além disso, o número de casos ativos no país mais do que dobrou somente em novembro. 

De acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins, isso elevou o número total de infecções para mais de 376.000. Até agora, mais de 12.000 canadenses morreram.

"Quando o vírus estiver sob controle e nossa economia pronta para um novo crescimento, empregaremos um pacote de estímulo ambicioso", a ser gasto nos próximos três anos, disse Freeland na Câmara dos Comuns na segunda-feira. Os gastos totalizarão 3-4% do PIB do Canadá.

 

Pacote de incentivo econômico

O plano fiscal promete C$ 1 bilhão para ajudar as províncias e territórios a melhorar o controle de infecção por covid-19 em instalações de cuidados de longo prazo. 

Além disso, as indústrias que são vulneráveis ​​a paralisações econômicas como turismo, viagens e artes serão elegíveis para empréstimos comerciais de até C$ 1 milhão, com prazo de 10 anos. 

E, para as famílias de renda média e baixa do Canadá, o pacote promete até  $ 1.200 para cada criança com menos de 6 anos.

Um adicional de C$ 1 bilhão também será direcionado para acordos de vacinas. O Canadá garantiu sete contratos diferentes de compra de vacinas, o suficiente para que cada canadense receba 10 doses, gratuitamente.

Contudo, para pagar pelo plano expansivo, o Canadá verá seu maior déficit orçamentário desde a Segunda Guerra Mundial.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes