Entenda por que a Noruega é melhor lugar para se viver

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), divulgado nesta terça-feira (15), a Noruega tem o maior IDH do mundo.

A Noruega foi considerada novamente o melhor lugar para se morar. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), divulgado nesta terça-feira (15) o país ficou no topo do ranking, com o índice de 0,954. Mas por que a Noruega é tão boa para se viver? Confira os principais motivos.

O relatório examina fatores como nível de educação, riqueza financeira, sensação de segurança e expectativa de vida e, em seguida, classifica os países com base em suas pontuações cumulativas.

Aqui estão algumas das razões pelas quais o país escandinavo obteve a pontuação mais alta.

Salários altos já seria suficiente para o topo do pódio

Os salários da Noruega estão entre os mais altos do mundo, inclusive acima dos valores nos Estados Unidos. O salário médio da população é de 3790.00 euros.

Criminalidade baixa

56743105dd08952d5d8b47ac

Os índices de violência e criminalidade são muito baixos na Noruega, um dos mais baixos do mundo. Existem pouquíssimos casos de homicídios ou crimes hediondos no país.

Sistema educacional eficiente

56743105dd08952d5d8b47ad

A Noruega é um dos países com maior índice de adultos alfabetizados no mundo. o sistema educacional do país é público e totalmente gratuito. Os noruegueses costumam estudar por 18 anos, durante suas vidas.

Estima-se que o governo norueguês gaste mais de 6,6% de seu PIB com educação, um dos mais altos do mundo. Também tem um nível de escolaridade muito alto e uma taxa de evasão muito pequena. Isso se reflete na alta qualidade de vida e no nível cultural geral onde a criatividade é incentivada. Isso, juntamente com as estatísticas de baixa criminalidade, tornam a Noruega um ótimo lugar para se viver.

 

Baixo risco de doença

Como o sistema de saúde é eficiente e a qualidade de vida é alta, os noruegueses têm baixa disposição para adquirir alguns tipos de doença. Por exemplo, um estudo do país revelou que apenas 0,1% da população norueguesa tem risco de contrair malária, HIV ou tuberculose.

Maior igualdade de gênero

563370dcdd089579778b45d3

O país presa pela igualdade entre os gêneros. Segundo relatório das Nações Unidas de igualdade de gênero pelo mundo, a Noruega sempre se destaca e ocupa as primeiras posições. O ranking é mede escolaridade, salários e afins.

Poluição

Além das paisagens lindas que a Noruega tem, o país é amigo do meio ambiente e se destaca na proteção da natureza. O país nórdico emite metade do co2 do que os Estados Unidos. Ademais, mais da metade das águas dos seus rios são limpas.

Expectativa de vida alta

Noruega
Foto: thinkstock

A expectativa de vida da população norueguesa é de 82 anos de idade, dois anos atrás do Japão, que tem a maior expectativa de vida do mundo. O brasileiro vive em média 75 anos.

A alta qualidade de vida da Noruega se deve ao fato de que o sistema de saúde é público e muito bom para atender a população, em geral.

Os noruegueses são mais felizes e vivem bem.

De acordo com o índice da OCDE sobre felicidade e bem-estar de várias nações, os noruegueses obtiveram uma pontuação alta. A expectativa de vida é 81, que é maior do que a média da OCDE. A poluição é menor e, sem surpresa, quase 100% dos noruegueses estão satisfeitos com a qualidade da água potável. Quando as pessoas foram solicitadas a expressar sua satisfação com a vida com uma avaliação de 0 a 10, os noruegueses deram a si próprios uma avaliação de 7,5, que é mais alta do que a média de 6,6 da OCDE.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes