Entrada de estrangeiros por via terrestre segue restrita por mais 30 dias

Portaria publicada nesta segunda-feira (5) prorroga restrição, mas flexibiliza entrada de estrangeiros no Brasil por via aérea.

A restrição da entrada de estrangeiros seja por “por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário" foi prorrogada nesta segunda-feira (5) por mais 30 dias. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) e surgiu devido à pandemia do novo coronavírus.

Veja como funciona a entrada de estrangeiros no Brasil

Já por via área, a entrada de estrangeiros segue liberada desde o dia 25 de setembro e na portaria publicada hoje, o trânsito por via aérea foi ainda mais flexibilizado, sejo agora retirada a exigência de seguro.  Antes, era exigido que estrangeiros que entrassem no país por curta duração, até 90 dias, apresentassem  à empresa aérea um comprovante de que adquiriram um seguro para gastos médicos válido no Brasil.

Agora, viajantes precisam apenas apresentar os requisitos básicos para entrada no país, como vistos.

A portaria de hoje é assinada pela Casa Civil e pelos ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública.  Ela também autoriza, exepcionalmente, que estrangeiros que estejam em fronteira terrestre com o Brasil e precisem entrar no país para pegar um voo com destino a seu país de origem o façam. Neste caso, é preciso apresentar uma demanda oficial do consulado ou embaixada do país em questao e bilhetes de embarque. Feito isso, o estrangeiro é conduzido diretamente para o aeroporto.

As medidas não se aplicam a brasileiros natos ou naturalizados e também para imigrantes com residência no país em caráter definitivo, determinado ou indeterminado.

Exceções também incluem profissionais estrangeiros em missão a serviço de uma organiação internacional, que precisam estar identificados; transporte de cargas,; funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro,; estrangeiro que seja casado, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro ou cuja entrada foi autorizada pelo governo brasileiro por fins de interesse público ou humanitários.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes