Polêmica entrevista com a princesa Diana está sob investigação novamente

A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 será investigada novamente. De acordo com a BBC, repórter usou de documentos falsos para persuadir a princesa.

A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 trouxe revelações sobre seu casamento com o príncipe Charles.

Assim,  sua conversa com o jornalista Martin Bashir gerou críticas e mudou o curso da história da família real.

Contudo, agora a BBC está reabrindo uma investigação sobre se agiu de maneira inadequada para conseguir a entrevista.

Muitas pessoas pensam que a BBC conseguiu que Diana concordasse com a entrevista sob falsos pretextos. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Há muito tempo existem alegações que Bashir usou documentos falsos que sugeriam que os funcionários do palácio estavam trabalhando contra a princesa Diana. Bem como estavam sendo pagos para espioná-la, relatou o âncora da CNN e correspondente Max Foster.

Com um novo diretor-geral na BBC, essas alegações estão em um momento de revisão. 

Contudo, não poderia vir em um momento mais inconveniente para a empresa de mídia. Afinal, a BBC está atualmente se concentrando na negociação de um futuro pacote de financiamento com o governo britânico. 

“O panorama da mídia mudou totatalmente nos últimos 25 anos desde que Diana se sentou com Bashir”, destacou Foster.

Mas o diretor-geral da BBC, Tim Davie, se dedica a investigar as circunstâncias da entrevista. Um juiz sênior aposentado conduzirá a investigação.

“Faremos todo o possível para chegar ao fundo disso”, disse Davie em um comunicado.

 

entrevista com a princesa Diana
Imagem: Reprodução q Getty Images

Entrevista com a princesa Diana sob investigação

Matt Weissler, que era designer gráfico da BBC na época, admitiu ter falsificado extratos bancários depois que Bashir entrou em contato com ele e disse que precisava de “alguns extratos bancários”. 

Assim, o irmão da princesa Diana, Charles Spencer, afirma que Bashir o enganou mostrando-lhe os extratos bancários falsos, o que o levou a apresentar o jornalista à irmã.

“Toda a premissa da entrevista foi estabelecida em bases falsas e duvidosas”, disse Richard Kay, repórter do Daily Mail.

De acordo com Charles Anson, secretário de imprensa da rainha na época, o Palácio de Buckingham foi pego de surpresa pela entrevista de 1995. 

Mas os funcionários do palácio receberam instruções para apoiar a princesa, relatou Foster.

Pouco depois da entrevista, em 1996, a BBC lançou um inquérito interno e concluiu que os documentos foram falsificados. Mas não tiveram um papel na decisão de Diana de participar da entrevista.

Fonte CNN

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes